BLOG

RETROSPECTIVA: os momentos mais incríveis de 2017 em tecnologia

RETROSPECTIVA: os momentos mais incríveis de 2017 em tecnologia
18 de janeiro de 2018 • 15h18 • atualizada 18 de janeiro de 2018

O ano de 2017 foi um marco na história da tecnologia: dezenas de áreas tiveram avanços significativos e deixaram muitos entusiastas animados com o que está por vir. Carros autônomos, assistentes pessoais, realidade aumentada e até transporte supersônico são termos que ouvimos várias vezes ao longo do ano e que continuarão fazendo parte de manchetes em vários portais de tecnologia por aí. Então que tal relembrar alguns dos momentos mais incríveis para se animar ainda mais com 2018? Vamos lá!

O ano das telas borderless

Quem acompanha os lançamentos de smartphones deve ter notado a grande tendência de 2017: os modelos com display “infinito”. A última aposta das grandes marcas está na remoção das bordas dos aparelhos para uma experiência muito mais imersiva. Samsung, Apple, Essential, OnePlus, Xiaomi e muitas outras marcas apostaram nessa característica em seus mais novos modelos e estão ditando uma grande tendência.

Monitores de mesa, notebooks e até televisores estão saindo com bordas cada vez mais finas. E apesar disso tudo parecer algo meramente estético, existem diversos problemas que ainda precisam ser resolvidos para que essa característica seja implantada sem perdas significativas de usabilidade.

Assistentes pessoais à tona

Siri, Google Assistant e Alexa não são pessoas reais, mas estiveram sob holofotes tanto quanto atores de Hollywood. Os avanços nos algoritmos de inteligência artificial permitiram a implementação de funções ainda mais complexas nos famosos assistentes pessoais digitais.

Surgiram diversas integrações com objetos inteligentes como luzes, televisões, sistemas de som, sistemas de aquecimento e resfriamento, fechaduras eletrônicas e até robôs limpadores. Tudo ao alcance de um simples comando de voz!

Lançamento de consoles incríveis

Em março tivemos uma reentrada triunfal da Nintendo no mercado de consoles lançando o Switch, que melhorou a execução do conceito de um videogame que poderia ser tanto portátil como de mesa. Diferentemente do WiiU, o novo console foi um sucesso e alcançou números de venda que não foram previstos nem pelos entusiastas mais otimistas.

Anunciado na E3, o Xbox One X, o console mais poderoso de todos os tempos, ganhou os holofotes e chegou às lojas no final do ano. Com um hardware extremamente potente, o videogame é capaz de rodar jogos em resolução 4K e com uma taxa de quadros de 60 frames por segundo. Esse momento dos videogames é interessantíssimo e mostra bem como os próximos lançamentos podem ser incríveis.

Revolução no mercado de carros elétricos

A Tesla Motors finalmente começou a realizar suas primeiras entregas de unidades do seu modelo mais acessível, o Model 3. Esse é um dos marcos mais importantes em nossa jornada rumo à mudança da matriz energética mundial de combustíveis fósseis para energias renováveis.

Carros elétricos são um grande desafio de tecnologia e precisam ser mais potentes, ter mais autonomia e ser mais baratos para que realmente consigam substituir os veículos convencionais. O Model 3 conseguiu reunir tudo isso em um carro com preços nunca vistos antes no mercado.

Em 2017 a Tesla também lançou o modelo Semi, um caminhão elétrico com torque, alcance e velocidade suficientes para deixar qualquer empresa de entregas de queixo caído. Anunciar modelos para essa categoria de veículos também foi importantíssimo, uma vez que algo assim impulsiona outras montadoras a também fazerem o mesmo, acelerando avanços tecnológicos rumo a tempos cada vez mais verdes.

E aí, ficou tão animado para 2018 quanto a gente? Conte para nós nos comentários!

Venha para a SOS!

Quer mergulhar de cabeça na tecnologia? Conheça o curso de programador de computador da SOS e dê seu primeiro passo ao futuro!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
RETROSPECTIVA: os momentos mais incríveis de 2017 em tecnologia
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu