BLOG

Qual a diferença entre Cortana, Siri e Google Assistant?

Qual a diferença entre Cortana, Siri e Google Assistant?
10 de maio de 2018 • 15h04 • atualizada 10 de maio de 2018

Com a tecnologia ocupando ainda mais espaço em nosso dia a dia, as empresas buscam facilitar pequenas tarefas que podem ser esquecidas por nós com a criação dos assistentes de voz. Eles podem organizar nossa vida pessoal e profissional criando lembretes, listas de afazeres e até fazendo ligações quando não podemos ter o aparelho em mãos.

Dentro de todas as opções disponíveis, três se destacam e vêm ganhando mais atualizações e usuários. Para te ajudar a escolher o melhor assistente de voz para você, a SOS preparou um post comentando sobre o que cada um possui de igual ou diferente. Confira aqui:

Google Assistant

O assistente de voz Google Assistant é mais fácil de ser encontrado para a utilização pelo fato de estar no sistema operacional mais usado no mundo. Além disso, ele é o único personalizável disponível atualmente. Mesmo assim, há algumas diferenças entre a versão em português e em inglês que podem frustrar seus usuários.

Na versão em inglês, caso você faça duas perguntas envolvendo um mesmo tema, a assistente levará o contexto da primeira pergunta em consideração para dar uma resposta. Já na versão em português, o usuário deverá novamente fornecer o contexto, pois o assistente não realiza essa ligação entre as duas perguntas. Além disso, não é possível abrir a câmera ou desligar o Wi-Fi por voz ainda, embora ele consiga enviar mensagens e verificar compromissos, assim como a assistente Siri.

Outro ponto positivo do assistente está na integração entre os diversos serviços do Google e a facilidade que ela proporciona para mover informações para o Google Calendar ou para o Google Maps. Nesse uso, o assistente também poderá tomar notas que o usuário desejar e enviá-las por e-mail; ou ainda lembrá-lo quando ele chegar a um local que talvez já tenha sido visitado anteriormente, por meio do serviço de localização em tempo real.

Siri

A Siri é a assistente de voz padrão do IPhone e está disponível para uso desde 2010. Somente cinco anos depois ganhou uma versão em português, que agora também será integrada às televisões. Essa assistente é capaz de iniciar com facilidade todos os aplicativos da Apple, abrir a câmera, definir lembretes e fazer buscas rapidamente, retornando os resultados na tela de forma completa.

No entanto, diferentemente do Google Assistant, a Siri não é capaz de reconhecer o contexto das perguntas e fornecer uma resposta baseada no resultado da pergunta anterior. Mas mesmo assim, há vantagem quando se trata de encontrar estabelecimentos e fazer reservas para um restaurante quando o usuário quiser. Outra vantagem é a sua capacidade de fazer publicações em redes sociais como Facebook por meio do comando de voz, sejam escritas ou a postagem de alguma foto da galeria do celular.

Cortana

Similar ao Google Assistant, essa assistente por voz foi criada pela Microsoft baseada na personagem da série de jogos Halo e possui a mesma voz da atriz do game, Jen Taylor. Ela é capaz de rastrear pacotes e enviar e-mails e SMS. Assim como o Google Assistant, Cortana é capaz de definir lembretes e enviá-los para o usuário baseado no local, pessoa ou hora.

Para quem precisa, a assistente também pode sugerir ideias de presentes, passeios ou declarações carinhosas para as pessoas queridas. Uma diferença está em a Cortana não conseguir mais reconhecer músicas que possam estar tocando no ambiente, uma vantagem que seus concorrentes possuem.

Ainda mais pessoal e menos robótica do que os assistentes anteriores, a Cortana também é capaz de dizer quais filmes estão em cartaz em cinemas próximos da sua casa e como está o tráfego para ir até seu trabalho. Caso o usuário esteja com a conta de e-mail da Microsoft conectada, a Cortana terá acesso e poderá saber seu nome e idade, tornando-a cada vez mais precisa e capaz de fazer suposições a respeito do que você pode querer verificar.

Qual o melhor assistente para você?

Apesar das características únicas a respeito de cada um dos assistentes discutidos acima, vale ressaltar o resultado de um estudo divulgado em 2017 pela agência Stone Temple antes da atualização da Siri para versão IOS 11. No estudo, foram feitas 5000 perguntas para as três assistentes, com o objetivo de avaliar a inteligência de cada um e sua capacidade de resposta, seja por meio de voz ou buscando a informação de um banco de dados, e quantas dessas respostas estavam corretas.

O Google Assistant disparou na frente das outras duas, respondendo 68.1% das respostas e tendo 90.6% dessas respostas corretas, com a Cortana em seguida, respondendo 56.5% das perguntas e acertando 81.9% das mesmas, e a Siri respondendo 21.7% dessas perguntas e tendo um acerto de 62.2% das mesmas.

Agora que você já sabe de tudo isso, conseguiu escolher seu assistente predileto? Conte pra gente nos comentários!

Venha para a SOS!

Se você é apaixonado por tecnologia e quer estar preparado para trabalhar com o que ama, confira o curso da SOS para desenvolver aplicativos tão incríveis quanto os assistentes pessoais por voz.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Qual a diferença entre Cortana, Siri e Google Assistant?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu