BLOG

Os navegadores de internet mais utilizados do mundo

Os navegadores de internet mais utilizados do mundo
15 de dezembro de 2016 • 17h19 • atualizada 15 de dezembro de 2016

Para cada tipo de documento que abrimos no computador, é necessário um programa específico que seja capaz de ler as informações e abrir o documento sem erros. No caso das páginas da internet, os navegadores (ou browsers) são os softwares que possibilitam esta leitura dos arquivos on-line.

É por meio do navegador que podemos ter acesso ao nosso e-mail, páginas web, plataformas de redes sociais, lojas online e tudo que esteja publicado na rede mundial de computadores. Podemos até mesmo administrar nossas contas bancárias via internet com total segurança, já que a proteção evoluiu muito nos últimos anos e permite que façamos transações financeiras on-line sem nos preocuparmos.

Os navegadores e suas características

Já vimos que o uso dos navegadores é permitir que possamos visualizar todos os conteúdos que estão publicados na internet e em redes sociais, por exemplo. Para isso, basta contar com um endereço, informá-lo ao navegador e o programa vai exibir o que estiver contido naquela página. Apesar disso, nem todos os navegadores são iguais.

Além de exibirem as páginas, cada um conta com ferramentas de segurança, estabilidade, funções de navegação e visualização diferentes. Escolher o navegador adequado começou a ser algo importante para a maioria dos usuários. Hoje a SOS mostra para você as principais opções de browsers da rede e algumas de suas características.

Google Chrome

O navegador do Google é um dos mais famosos na rede e processa páginas com bastante rapidez. O design também contribui para a acessibilidade, já que é: bastante limpo e funcional. O Chrome responde muito bem à maioria das páginas, só recebe críticas em relação ao consumo de Memória RAM com muitas abas abertas, fazendo com que o seu computador ou smartphone possam ficar mais lentos.

Internet Explorer

Um dos primeiros navegadores, surgiu para competir com o clássico browser Netscape. O IE, como é conhecido, já vem instalado no Windows e oferece a maioria dos recursos e ferramentas necessários para navegar na internet. É um dos browsers mais pesados, mas oferece mais segurança na hora de entrar em plataformas e usar serviços como banco on-line.

Safari

Este é o navegador que a empresa Apple usa em seus dispositivos (iPhone, iMac, etc). Mesmo assim, também está disponível para rodar no Windows. O Safari é um navegador muito setorizado: mesmo que esteja disponível para diferentes plataformas, o mais comum é encontrá-lo nos aparelhos da Apple.

UC Browser

O UC vem ganhando visibilidade entre os usuários de dispositivos móveis. Este browser tem a vantagem de ser rápido para acessar as páginas e de ter um processo de leitura dos sites visitados que na nuvem.

Mozilla Firefox

O Firefox oferece mais recursos que os seus concorrentes como plug-ins e extensões, além de ser considerado um dos mais rápidos e leves do mercado. Este navegador é muito famoso entre os profissionais de Tecnologia da Informação (TI), que preferem programas que possam ser customizados com mais facilidade.

Quanto às diferenças de uso em relação ao tipo de dispositivo (desktop ou smartphones), o comportamento dos usuários muda. Nos computadores, o Google Chrome é líder disparado. Segundo uma pesquisa da StatCounter Global Stats, este browser é usado por 70,39% dos usuários de desktop. O IE é responsável por 15,6% do tráfego e o Firefox responde com 10,91%. Por último encontramos o Safari, com 1,3%. Outros navegadores ocupam os 1,8% restantes.

Quando o assunto é navegação via dispositivos móveis, o panorama muda um pouco. O Chrome ainda lidera, com 44,87% do uso, mas o Safari pula para o segundo posto, representando 18,84%. Em terceiro lugar, surge o UC Browser com impressionantes 15,12%, chama a atenção, pois é um navegador relativamente novo.

Capacite-se em informática com a SOS!

O mundo contemporâneo exige cada vez mais uma comunicação rápida e eficaz. E para isso, adequar nossa vida pessoal e profissional à informática atual tornou-se necessidade prioritária. Acesse o site da SOS e conheça agora os cursos de informática que a SOS pode oferecer para seu futuro.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Os navegadores de internet mais utilizados do mundo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu