BLOG

O que vai mudar com a chegada do 5G

O que vai mudar com a chegada do 5G
02 de dezembro de 2019 • 10h41 • atualizada 02 de dezembro de 2019

Acessar a internet utilizando seu smartphone vai ser ainda mais fácil e rápido - pelo menos é o que se espera com a chegada da internet 5G. Com os avanços cada vez mais rápidos da tecnologia, às vezes fica difícil entender a diferença entre os serviços de 3G, 4G e 5G. Pensando nisso, reunimos algumas mudanças que acontecerão com a chegada dessa nova tecnologia.

O que é a internet 5G?

Para entendermos o que a nova tecnologia vai oferecer, é necessário explicar o que significa a internet 5G. Ela será a mais recente geração de internet móvel em funcionamento, que utiliza as ondas de rádio para se conectar. Em relação às gerações mais antigas, as principais mudanças serão na velocidade, capacidade e latência.

Velocidade

Conforme a tecnologia evolui, os consumidores se tornam mais exigentes. Ninguém gosta quando sua internet no celular está devagar, não é mesmo? Com o 5G, a tendência é que a velocidade de processamento das informações seja de 20 gigabytes por segundo; número bem superior ao 4G, que chega a 1 gigabyte por segundo. Isso possibilitará que as ações sejam executadas de maneira muito mais rápida.

Capacidade

Já aconteceu de você estar num ambiente com muitas pessoas e a conexão da internet do seu celular ficar mais devagar ou até mesmo não funcionar? O 5G promete que isso seja cada vez mais raro, com capacidade de 1 milhão de aparelhos conectados a cada um quilômetro quadrado, sem sofrer nenhum prejuízo de qualidade do sinal.

Latência

Essa palavra pode parecer estranha, mas significa o tempo de reação para um comando. Na geração 5G, estes milésimos de segundos serão praticamente inexistentes. Essa rapidez é fundamental para o desenvolvimento da Internet das Coisas, conceito ligado à interação das novas tecnologias, possibilitando o controle de casas inteligentes, carros autônomos e outras ferramentas por meio dos smartphones.

Quando o 5G chegará ao mercado?

A nova geração ainda passa por testes no mundo todo. Na Coréia do Sul e nos Estados Unidos, os consumidores já entraram em contato com o 5G, mas a tecnologia ainda passa por adaptações. No Brasil a tendência é que chegue apenas em 2023, porém as empresas de telefonia móvel já iniciaram alguns testes para implementá-la em todo o território nacional.

E aí, está ansioso para a chegada dessa tecnologia bem rápida e eficiente? Se você gostou deste post, confira outros textos do nosso blog.

A evolução das câmeras de celulares

5 programas para melhorar o desempenho do PC

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que vai mudar com a chegada do 5G
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu