BLOG

O que é necessário saber para criar um e-commerce?

O que é necessário saber para criar um e-commerce?
19 de junho de 2019 • 10h14 • atualizada 19 de junho de 2019

Uma loja de vendas on-line, também chamada de e-commerce, é um importante projeto para quem pretende começar um negócio pela internet. O setor movimentou cerca de R$ 21 bilhões em 2018, e cada vez mais a população ganha confiança nas compras pela web. Esse cenário abre uma série de oportunidades para os desenvolvedores, que podem se especializar mais no assunto e buscar seu espaço no mercado de trabalho. Veja algumas dicas para iniciar o aprendizado:

Escolha da plataforma

O back-end do site (aquela que o cliente não vê) precisa estar hospedado em uma ferramenta que combine uma série de elementos fundamentais para um e-commerce de qualidade. Dentre eles, colocamos a estrutura, que deve oferecer URLs amigáveis, integração avançada entre sistemas como o Google Analytics e o Google Ads, relatórios gerenciais confiáveis e segurança, por exemplo. A principal linguagem utilizada pelos desenvolvedores do setor é a PHP.

Pagamentos

É preciso buscar ferramentas que façam uma conexão eficiente entre os pagamentos dos clientes e o recebimento do dono da loja. Para tal, há diversas opções, como o uso de intermediários, que pagam uma porcentagem para repassar a venda ao lojista. Essa é a melhor alternativa para quem está começando e ainda tem um volume baixo de acessos. Com o tempo, é possível encontrar plataformas mais robustas ou criar uma integração direta própria.

Gestão do back office

O back office é o conjunto de processos que a loja precisa realizar para que a solicitação do cliente chegue à casa dele corretamente e dentro do prazo. Essa parte envolve os dados de disponibilidade em estoque, a aprovação dos pagamentos e a logística completa de entrega. É possível encontrar sistemas que automatizam as etapas, deixando o controle mais fácil para os funcionários responsáveis.

Controle de fraude e segurança

Uma das partes mais importantes da gestão do e-commerce é a segurança! É preciso garantir que o cliente consiga selecionar o produto e pagar por ele sem que nada se perca durante esse processo. Qualquer invasão pode custar caro para o empresário, por isso é importante aprender a desenvolver e utilizar os principais sistemas para manter o site seguro.

Programação front-end

O front-end é a parte do e-commerce que o cliente final vê. Para fazer um bom produto, é preciso conhecer as principais linguagens de programação para o desenvolvimento web, envolvendo conceitos de computação, design e user experience. O importante é criar layouts condizentes com o visual da marca e recursos fáceis e simples de usar; afinal, ninguém quer perder vendas só porque o usuário não conseguiu navegar pelo site, né?

Comunicação e marketing

Para criar o e-commerce, também é essencial a participação do pessoal de marketing. As frases e os comandos escritos em qualquer página da plataforma precisam atender aos requisitos de SEO do Google para assim posicionar bem sua loja na ferramenta. Além do mais, é preciso alinhar os discursos com a própria marca e deixar toda frase muito clara e compreensível para os usuários.

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é necessário saber para criar um e-commerce?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu