BLOG

Mitos da tecnologia

Mitos da tecnologia
16 de fevereiro de 2016 • 14h38 • atualizada 16 de fevereiro de 2016

É muito comum você receber conselhos e/ou "dicas" de amigos quando o assunto é tecnologia. "Meu MAC não pega vírus", "aqui tem mais sinal, a internet do celular fica mais rápida", são exemplos dos diversos mitos do universo da tecnologia.

A verdade é que muitas dessas afirmações não passam de boatos. Certamente você já acreditou ou acredita em alguns dos mitos que veremos a seguir. Não se preocupe você não está sozinho e dificilmente há quem nunca tenha feito algo como desconectar o smartphone do carregador para "não viciar a bateria".

Smartphones, os campeões!

Nenhum equipamento tem mais "lendas urbanas" que os smartphones.  Os mitos que cercam o dispositivo vão desde problemas de utilização até graves doenças de saúde. Confira:

- Deixar recarregando por muito tempo acaba com a bateria

Não há nenhum indicio de que isso ocorra de fato. Os smartphones vêm com baterias de íon-lítio, consideradas inteligentes a ponto de parar de carregar quando atingem a capacidade total.

- Melhor esperar a bateria zerar para depois recarregar

Outa bobagem que é dita por muita gente. As baterias atuais, justamente por serem de íon-lítio, possuem melhor desempenho se a recarga for feita antes de acabar. Especialistas afirmam, categoricamente, que isso até aumenta a vida útil do aparelho.

- Não use o telefone enquanto ele estiver carregando

Hoje é praticamente impossível ficar sem utilizar o smartphone durante o dia. Há quem acorda durante a madrugada e "dá uma olhadinha" no wathsapp para ver se alguém entrou em contato. Especialistas dizem que pode usar a vontade, sem medo de estragar a bateria e de ser feliz.

- Smartphone causa câncer

Esse é um debate que vem desde os primeiros telefones. Mas, a verdade é que nunca foi comprovada a responsabilidade dos aparelhos em doenças dessa ou de menor gravidade. Sabe-se que os smartphones emitem radiação, mas a intensidade é baixíssima, o que pesquisadores classificam como inofensivas ao ser humano.

PCs também são alvos das lendas urbanas

Alguns usuários disseminam, sem conhecimento, informações sobre utilização e desempenho dos computadores e notebooks. A verdade é que sempre teremos mitos e lendas sobre a tecnologia, mas é importante buscar informações antes de acreditar em tudo que se lê. Confira os mais famosos mitos sobre computadores:

- Meu MAC não pega vírus

A Apple acreditava nisso também, mas em 2012 foi registrado que um trojan afetou milhares de computadores da marca, o que forçou a empresa a assumir que seu sistema operacional também era vulnerável.

- Navegar em modo privado me deixa totalmente anônimo

Não é bem assim. O módulo privado durante a navegação evita histórico, porém mantém sua identidade nos sites visitados.

- Não precisa desligar o computador todos os dias

Além de economizar energia em tempos de seca, o ato de desligar seu PC faz com que os componentes consigam "descansar", elevando a durabilidade do seu equipamento.

- Imã pequeno pode destruir o HD

O principio não está errado, porém, para destruir um HD é necessário um imã muito grande, infinitamente maior que os de enfeites que usamos para decorar nossa CPU. Pode usar, fique tranquilo.

Não pague Mico

Que tal nos ajudar a desvendar esses mitos? Venha para a  SOS, faça um dos nossos cursos voltados à tecnologia e atualize o seu conhecimento sobre este universo.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

CADASTRE-SE
E FAÇA O DOWNLOAD DE UM GUIA COM DICAS DE INGLÊS:

5 PASSOS PARA APRIMORAR SEU INGLÊS

Mitos da tecnologia
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu