BLOG

Linux X Windows - Quais as principais diferenças?

Linux X Windows - Quais as principais diferenças?
03 de março de 2017 • 10h04 • atualizada 03 de março de 2017

Linux e Windows figuram as primeiras posições entre os sistemas operacionais mais usados no mundo. Enquanto um é licenciado por uma empresa, outro é completamente gratuito. Mas quais são as particularidades de cada um?

As licenças de uso

Antes de qualquer coisa, é preciso entender a principal diferença entre o Linux e o Windows. O sistema da Microsoft, produzido por uma empresa, é bastante restritivo nesse quesito. Quando se compra uma licença para Windows, só é possível instalá-lo em uma máquina, caso contrário, você estará desrespeitando os termos de uso da Microsoft. O Linux é completamente gratuito e pode ser instalado em quantas máquinas se deseja, sem restrição alguma.

Acesso ao código fonte

O Linux foi desenvolvido ao longo dos anos por uma comunidade de programadores on-line. Sendo assim, é gratuito e está sob os termos da GNU Public License (GPL), ou seja, qualquer usuário pode ter acesso a todo o código fonte do sistema operacional. É possível baixar, alterar e distribuir cópias do Linux livremente. No Windows, não é possível ter acesso ao código fonte e nem é permitido baixar, alterar ou distribuir cópias do sistema livremente.

Usabilidade

O Linux já deixou de ser somente um sistema para programadores baseado em linha de comando há muito tempo. Há diversas versões do sistema operacional com interfaces gráficas tão intuitivas quanto as desenvolvidas pela Microsoft.  GNOME, KDE, Cinnamon, MATE e Unity são alguns dos exemplos de sistemas desktop baseados em Linux, basta pesquisar e descobrir qual encaixa melhor em suas necessidades.

Suporte

Com o Windows, você tem a opção de procurar a solução para seu problema tanto em comunidades de usuários on-line quanto contatando o suporte da Microsoft. O Linux também tem serviços de help-desk realizados por empresas, mas a principal ferramenta de solução de problemas é a própria comunidade de usuários em fóruns e sites de discussão.

Programas

Nem todos programas e aplicativos para Windows tem versão para Linux, o que geralmente pode tornar completamente inviável utilizá-lo no sistema. Existem emuladores de máquinas virtuais que podem fazer com que programas Windows rodem em sistemas Linux, entretanto, isso consome grande parte do desempenho do computador e pode não ser muito prático.

Hardware

O Linux ainda enfrenta problemas nesse quesito. Nem todas as fabricantes oferecem drivers ou suporte para esse sistema operacional. O Windows, entretanto, funciona com quase todas as peças de computador produzidas atualmente.

Agora que você aprendeu algumas das diferenças entre o Windows e o Linux, confira quais são os principais navegadores utilizados no mundo e também os 15 atalhos não tão conhecidos do Windows.

Venha para a SOS!

Você se interessa pelo sistema operacional Windows? Que tal conferir o curso de administração de servidores Windows da SOS? Acha que Linux é mais a sua cara? Confira também o curso de administração de servidores Linux e aumente as chances de alavancar sua carreira.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Linux X Windows - Quais as principais diferenças?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu