BLOG

Guia de Profissão: Web Designer

Guia de Profissão: Web Designer
17 de maio de 2016 • 16h42 • atualizada 17 de maio de 2016

Quando você entra em um site para pesquisar coisas do seu interesse, você deseja encontrar o conteúdo esperado de forma fácil e com uma navegação simples. E o que completa esse conjunto de características para chamar a atenção do usuário é a parte visual, a arte do site. Para que tudo funcione em perfeita harmonia, todo o processo de criação até a fase final do projeto é desenvolvido pelo Web Designer. Quer saber mais sobre essa profissão? A S.O.S. te conta tudo sobre esse mercado criativo.

WEB DESIGNER

O Web Designer desenvolve projetos estéticos e funcionais de sites ou aplicações em web, ou seja, realiza a criação de todo o visual do site chamado de layout e após isso estrutura o mesmo utilizando uma linguagem de marcação chamada HTML ou XHTML e estiliza essa estrutura com outra linguagem chamada CSS. É um profissional que requer também sensibilidade com a arte já que conhecimentos básicos como teoria das cores, usabilidade e tipografia são essenciais para que os projetos sejam visualmente agradáveis, tenham uma navegação simples com fácil identificação do conteúdo e leitura compreensível.

CARACTERÍSTICAS PARA SER UM BOM WEB DESIGNER

Com a área da tecnologia em constante mudança e com novidades a todo instante, o web designer precisa ter um perfil criativo, curioso e estudioso. Estudar e buscar novas tendências, ferramentas e linguagens fará com que ele se destaque no mercado por desenvolver projetos inovadores. Estar atento aos detalhes e à acessibilidade faz toda a diferença. Primeiro porque os usuários gostam de sites que não demonstrem defeitos visuais, que sigam um padrão visual e que sejam visualmente agradáveis. E segundo porque o conteúdo deve sempre ser pensado para ser acessado em diversos dispositivos. O web designer que quer sair na frente com know-how, além da prática do trabalho no dia a dia, visita feiras e participa de eventos da área. Isso são caminhos que complementam a formação para ser um profissional de sucesso.

A DIFERENÇA ENTRE WEB DESIGNER E DESIGNER GRÁFICO

Aqui vale esclarecer de maneira simples que web designer e designer gráfico são profissionais completamente diferentes. O web designer trabalha para o design da web, ou seja, design de sites. Já o designer gráfico volta seu trabalho para a criação de artes para impresso como revistas, anúncios, folders, entre outros.

E O QUE É UM WEB MASTER?

O web master é um profissional que possui todos os conhecimentos necessários para manter o site de uma organização funcionando e que com isso possa auxiliar e certificar-se de que outros envolvidos estão realizando suas tarefas de maneira coesiva e eficiente. Para isso ele precisa ter conhecimentos em servidores, software, hardware, SEO, testes, linguagens de backend como PHP, .NET ou Java, transações web e outros aspectos necessários para garantir o bom funcionamento dos aplicativos ou websites. Resumidamente, o webmaster precisa ter um conhecimento aprofundado de diversos assuntos relacionados para poder gerir e gerenciar assets para que haja o bom funcionamento das aplicações web.

O MERCADO DE TRABALHO PARA O WEB DESIGNER

O mercado de trabalho para quem é web designer está crescendo e com muitas oportunidades, ainda mais com o mundo caminhando cada vez mais para o digital. Assim, sempre existirá a necessidade de profissionais para codificar layouts. A remuneração para os profissionais da área é muito boa, mas para aqueles que não se cansam de estudar, ampliar o conhecimento e ficar por dentro do que há de novo no mercado.

ONDE TRABALHA UM WEB DESIGNER

As oportunidades de trabalho para o web designer são várias, dessa forma o profissional pode optar por trabalhar em grandes empresas que mantêm seu próprio setor de desenvolvimento, agências de publicidade, software house ou como freelancer. Com o crescimento da área também é possível trabalhar no exterior ou até mesmo fazer home office para empresas internacionais.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa profissão? Tem interesse em entrar nesse mercado? Venha para a S.O.S. e faça o curso de Web Designer ou de Web Designer Tech. A S.O.S. possui uma metodologia de ensino específica e desenvolvida para inserir o aluno no mercado de trabalho. Durante o curso serão apresentadas situações recorrentes na rotina corporativa, a fim de dar experiência e vivência para cada um.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Guia de Profissão: Web Designer
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu