BLOG

Dia do Telefone: linha do tempo do aparelho

Dia do Telefone: linha do tempo do aparelho
10 de março de 2020 • 09h09 • atualizada 10 de março de 2020

Hoje em dia é quase impossível imaginar a nossa vida sem os telefones, não é mesmo? Mas a facilidade para fazer ligações que temos atualmente nem sempre esteve presente. O aparelho teve muitas evoluções até chegar nas versões que conhecemos hoje. Para destacar a importância do telefone na história da humanidade, no dia 10 de março é celebrado o Dia do Telefone, data que homenageia o dia em que Alexander Graham Bell patenteou o primeiro modelo de telefone. Neste texto, vamos te mostrar a linha do tempo do aparelho.

Origem

O aparelho de telefone foi patenteado pelo cientista escocês Alexander Graham Bell no ano de 1876. Porém, a real origem do telefone se tornou uma briga na justiça, pois Graham Bell registrou a patente horas antes que Elisha Gray, que se considerava o real inventor do aparelho, o fizesse.

Graham Bell pretendia fazer melhorias no sistema de transmissão do telégrafo, aparelho que permitia o envio de mensagens e códigos, porém percebeu a possibilidade de adaptar o aparelho para transmitir mais de uma mensagem de uma vez e, depois de muitas tentativas, conseguiu também enviar mensagens de voz pelo mesmo fio elétrico que o telégrafo. 

Nessa época, Graham Bell vivia nos Estados Unidos e tinha uma boa relação com Thomas Watson, famoso empresário norte americano, que foi a primeira pessoa a ouvir uma mensagem de voz enviada pelo cientista escocês. Os aparelhos de telefone eram básicos, funcionavam por bateria e não era possível que duas pessoas falassem ao mesmo tempo.

Século XX 

No ano de 1904, a empresa Western Electric lançou um moderno aparelho de telefone, que tinha formato de castiçal. Para se fazer uma ligação para outro aparelho, era necessário comunicar a operadora de telefonia para que a telefonista contatasse o número desejado e as duas partes pudessem se falar.

Ao longo do século, os aparelhos de telefone foram se modernizando e a tecnologia foi se desenvolvendo. A partir dos anos 50, muitas famílias já tinham telefones nas casas e já não era mais necessário ligar para uma telefonista para completar uma ligação. Os aparelhos eram menores e tinham a função de discagem usando-se de um disco embutido na estrutura do dispositivo.

Anos mais tarde, já na década de 60, novos modelos de telefone surgiram no mercado, e entre eles estava o famoso telefone de flip, que, anos mais tarde, inspirou algumas marcas de telefones celulares a fabricar modelos desse tipo.

Nos anos 70, foram introduzidos os botões nos modelos de telefones, que existem até hoje nos equipamentos. Na década seguinte, os telefones sem fio caíram no gosto das pessoas por darem mais liberdade de locomoção para quem está fazendo uma ligação. Carregado em uma base ligada à energia, os modelos sem fio são usados até hoje.

Era dos celulares

Nos anos 90, iniciou-se um movimento que nos afeta até hoje: o desenvolvimento dos celulares. Grandes empresas de telecomunicações e tecnologia criaram aparelhos de telefone móveis, ligados a satélites, que permitiam que as pessoas os levassem para onde elas fossem e telefonassem de qualquer lugar. Depois surgiram os smartphones, que são verdadeiros minicomputadores além de serem aparelhos telefônicos.

O desenvolvimento da tecnologia mudou o conceito de uso de telefones e a necessidade de tê-los fixos em casa, uma vez que os telefones celulares também oferecem mais serviços ao usuário. 

Apesar de estarem em menos evidência do que os telefones celulares, os telefones tradicionais ainda são importantes, principalmente nos ambientes de trabalho. E você, acha que algum dia os telefones fixos deixarão de existir? Escreva aqui nos comentários. Se você quer ler mais conteúdos sobre tecnologia, acesse o nosso blog.

5 plataformas para guardar projetos em nuvem

5 dicas de segurança que os usuários do Windows 10 precisam conhecer

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Dia do Telefone: linha do tempo do aparelho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu