BLOG

Dia do profissional de TI: curiosidades sobre a profissão!

Dia do profissional de TI: curiosidades sobre a profissão!
18 de outubro de 2019 • 09h21 • atualizada 18 de outubro de 2019

O dia 19 de outubro é um dia de comemoração na área da tecnologia: é o Dia do Profissional de TI (Tecnologia da Informação) - profissionais como programadores, engenheiros de softwares, administradores de banco de dados, analistas de redes, analistas de segurança e analistas de sistemas. São responsáveis por gerenciar as informações, criar e distribuir redes de computadores, mexer com processamento de dados, hardwares e softwares. 

Ou seja, o profissional de TI lida com diversas áreas dentro de uma empresa, que ajudam em todo o funcionamento dela, ainda mais com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Para conhecer um pouco mais sobre esse profissional, listamos algumas curiosidades abaixo, confira!

  1. O profissional precisa ter conhecimentos da sua área, mas também saber sobre o ambiente, gestão, estratégia, processos e cultura organizacional de uma empresa. Assim, quando ele for mexer em um programa ou tecnologia de determinada área da empresa, vai saber o contexto. 
  2. E 15 de agosto também é uma data comemorativa da tecnologia: o Dia da Informática. Esse dia homenageia o surgimento do primeiro computador digital produzido em larga escala.
  3. Para ser um profissional de TI, é preciso investir em um curso de graduação ou técnico, com duração de 4 a 5 anos, além de gostar de mexer com programas de computadores e componentes dessas máquinas.
  4. Os profissionais de TI possuem um conhecimento muito específico, que nem todas as pessoas têm e que não é fácil de adquirir. Mas nem todos sabem de tudo! Descobrir o problema de um computador ou programa pode levar tempo e eles precisam estudar. Não adianta ter pressa; eles querem entregar um bons resultados.
  5. Muitas empresas, de grande ou médio porte e startups, dependem de sistemas para facilitar o dia a dia de trabalho e, normalmente, falhas ocorrem. Por isso, o profissional de TI está cada vez mais cobiçado no mercado de trabalho. 
  6. Ainda sobre o mercado de trabalho, o Brasil é um centro tecnológico de referência na América Latina. Diversas empresas de TI estão espalhadas pelo país, mais concentradas na região sudeste. Por isso, pesquise e fique ligado nas boas corporações para trabalhar nessa área e em como funcionam os processos seletivos. Ah, e se você deseja trabalhar em outro país, muitas empresas ao redor do mundo oferecem vagas para estrangeiros!
  7. É importante ter conhecimento da língua inglesa para trabalhar com tecnologia. Muitos termos usados na profissão estão em inglês.
  8. Como a área da tecnologia passa por constantes atualizações, é importante que, mesmo após a conclusão da graduação ou curso técnico, o profissional continue estudando para manter-se atualizado sobre as mudanças e inovações. 
  9. Na popularização dos computadores, a necessidade de ter profissionais especializados para mexer nessas máquinas surgiu. Anos atrás, a graduação em TI não existia; apenas o curso profissionalizante chamado “Processamento de Dados”. Foi apenas em 1999 que o curso ganhou o nome de “Técnico em Informática”. 

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre o profissional de TI? Conta para gente se você quer seguir essa profissão! Acompanhe o nosso blog e veja mais posts sobre tecnologia:

Memória RAM: para que serve?

UX writer: o que é e por onde começar?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para se diferenciar no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Dia do profissional de TI: curiosidades sobre a profissão!
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu