BLOG

Dia do Fotográfo: como diferenciar uma câmera semiprofissional e uma profissional?

Dia do Fotográfo: como diferenciar uma câmera semiprofissional e uma profissional?
08 de janeiro de 2020 • 09h22 • atualizada 08 de janeiro de 2020

Se você gosta de fotografia, sabe a diferença entre uma câmera semiprofissional e uma profissional, né? As “semi” são adoradas por muitas pessoas, já que a qualidade é melhor do que as compactas e não são tão caras quanto as profissionais. Porém, para os profissionais da fotografia, detalhes fazem a diferença no resultado da foto! Para aprender a diferenciar e escolher a melhor opção para comprar, acompanhe esse post, pois vamos apresentar as diferenças entre esses dois tipos de câmeras. 

O que é uma câmera semiprofissional?

As câmeras semiprofissionais são definidas pela categoria DSLR, que significa que a imagem que foi captada pode ser vista em tempo real pelo fotógrafo, não só por uma tela LCD, mas direto do visor. Em uma câmera desse tipo, também é possível trocar de lente, assim você pode escolher a que você quer usar de acordo com o ambiente ou a paisagem que será fotografada. 

Nela, também é possível fazer configurações manualmente, como de sensibilidade ISO, diafragma, obturador e foco, além de contarem com um sensor que permite tirar fotos mais nítidas. Outra característica positiva é a resistência do corpo do aparelho, feito em metal, que evita que as variações climáticas danifiquem a câmera, ou seja, ela terá mais tempo de funcionalidade. 

O que é uma câmera profissional?

As câmeras profissionais têm lentes intercambiáveis e visor ótico. Uma das principais vantagens é ser mais robusta e ter mais configurações manuais. O sensor dessas câmeras é melhor do que o das semiprofissionais. Em sua maioria, são full frames com 36mm x 24mm, característica que garante mais captação de luz, dando mais qualidade às fotos. Mas o preço desses aparelhos é bem salgado, variando de R$ 4 mil a R$ 6 mil a mais que o valor de uma câmera semiprofissional. 

Qual é a melhor opção?

As câmeras profissionais são uma categoria acima das semiprofissionais e são direcionadas para quem já trabalha com fotografia. Se você é iniciante, as “semi” são ótimas para aprender, além de serem mais baratas. Então, a escolha dos aparelhos vai depender do seu objetivo e do seu nível de conhecimento no ramo. 

O importante é pesquisar bem para saber qual é a melhor opção, marca e configuração para você se aventurar e registrar muitos momentos. Ah, e outras habilidades e conhecimentos também contam muito!

Confira outros posts sobre tecnologia no blog da SOS: 

A evolução das câmeras de celulares

Os 15 atalhos mais úteis do Windows

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Dia do Fotográfo: como diferenciar uma câmera semiprofissional e uma profissional?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu