BLOG

Conheça a Go, linguagem de programação da Google

Conheça a Go, linguagem de programação da Google
03 de abril de 2019 • 16h33 • atualizada 03 de abril de 2019

A GoLang (Linguagem Go), ou simplesmente Go, é uma linguagem de programação lançada em 2009 pela Google. Ela funciona em um ambiente de código aberto, o que a torna mais acessível e rápida para os desenvolvedores. Desde 2016 a Go vem ganhando popularidade e sendo usada em projetos de grandes empresas, como Uber, Twitter e Dropbox. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a plataforma, nós separamos algumas de suas especificações técnicas e seus principais usos.

Fundamentos da GoLang

A Go possui fortes inspirações na linguagem C, porém funcionando de uma maneira mais leve e legível para programar. Ela foi criada para resolver problemas de outras linguagens, como o tempo longo de compilação e a dificuldade com o escalonamento do desenvolvimento de aplicações.

A proposta da Go é combinar uma linguagem dinâmica, como o JavaScript, com a segurança de uma linguagem, como C. Algumas características, como compilação, sintaxe simples, funções com múltiplos retornos e o fato de ser estatisticamente e fortemente tipada fazem com que a Go consiga oferecer modernidade, segurança e resultados rápidos.

O garbage collector também é um recurso que contribui para a popularidade da linguagem Go. Trata-se de um processo que automatiza o gerenciamento de memória, “limpando” áreas de memórias sem utilidades em um programa, o que torna o serviço mais rápido.

Por que usar a Go?

Por mais que tenha sido lançada pela Google ainda em 2009, a GoLang foi ganhar popularidade nos últimos anos, principalmente após 2016. Há profissionais que projetam, inclusive, que a Go será uma linguagem para substituir o Java nos próximos tempos.

Quando se trata de memória, a Go é muito leve e consegue oferecer uma boa performance aos desenvolvedores. Naturalmente, a Google foi pioneira ao utilizar a linguagem, e com o tempo algumas marcas também vêm incorporando a GoLang em alguns projetos.

Aprender a utilizar a GoLang é uma boa alternativa para se diferenciar no mercado de trabalho e estar por dentro de uma linguagem que vem ganhando importância!

Quer mais dicas sobre programação? Então continue acessando o nosso blog:

Programação: Como sair do básico e se tornar um grande profissional

Como se especializar ainda mais na área de programação

As linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho

Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Conheça a Go, linguagem de programação da Google
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu