BLOG

Como Youtubers ganham dinheiro?

Como Youtubers ganham dinheiro?
16 de dezembro de 2016 • 17h55 • atualizada 16 de dezembro de 2016

O Youtube já é considerado uma das maiores plataformas de difusão de vídeos do mundo. O serviço é tão famoso que só perde em acessos para seu proprietário, o Google. Está em mais de 60 países, tem 1 bilhão de visitas mensais e nada menos do que 6 bilhões de horas de conteúdos transmitidos todos os meses. O upload de vídeos por minuto situa-se no patamar de 100 horas e, pra se ter uma ideia, mais de 1 milhão de canais geram receita para seus donos, principalmente em função dos serviços de publicidade.

De agora em diante, a SOS vai mostrar que você também pode criar seu canal e transformar esta plataforma em uma fonte de renda. Seja por diversão ou com o objetivo de difundir um produto ou marca, o Youtube está esperando por você para aumentar o time de pessoas que ganham dinheiro com vídeos na internet.

Como criar um canal no Youtube

Se você ainda não tem uma conta do Google, deve criar uma. Acesse este link e preencha o cadastro com seus dados. Depois de completar o processo, acesse o Youtube e procure o ícone “Meu Canal” ou entre diretamente em Uploads para enviar seu primeiro vídeo.

É importante completar o campo “Descrição do Canal” para facilitar que ele seja encontrado pelos usuários da plataforma. Invista em palavras-chave e em uma descrição completa e atrativa. Há mais opções de configuração que também podem ser alteradas a qualquer momento. A partir daí, seus conteúdos já estarão prontos para gerar acessos e, consequentemente, dinheiro.

Formas de ganhar dinheiro com o Youtube

Monetização:

O Youtube tem um método de ganhar dinheiro com a plataforma que está relacionado ao programa Google Adsense. Dessa forma, você gera receita a partir das interações com seus conteúdos. Visualizações ou cliques efetivos nas propagandas que aparecem durante o vídeos são convertidos em dinheiro.

De acordo com a própria plataforma, você precisa inscrever-se no programa de parcerias do YouTube, configurar uma conta do Google AdSense e escolher os vídeos com os quais deseja formar parceria. O que você vai fazer é se tornar um parceiro do Youtube. Com isso, os vídeos que você escolher serão vinculados ao programa de monetização. As etapas descritas acima podem ser vistas em um só lugar, com seus respectivos tutoriais, entrando neste link.

Patrocínio:

Os canais mais populares também podem receber financiamentos para publicar determinados tipos de conteúdos. Neste caso, uma empresa paga em função da expectativa de difusão de sua marca através do seu canal. É como vender um espaço de publicidade e os valores variam de acordo ao tamanho do canal e capacidade de conversão e retorno sobre investimento

Propaganda direta:

Semelhante ao anterior, mas dedicado a produtos e serviços concretos. Também depende da popularidade do canal para ser efetivo. Este é um método comum que as marcas utilizam, assim como programas de marketing de afiliados, para exibir diretamente suas propostas aos consumidores. Um bom exemplo de plataformas que promovem esta possibilidade é a Hotmart.

Pageviews X Ganhos e Conteúdos mais rentáveis

Se você está se perguntando quantas visualizações precisa para ganhar dinheiro no Youtube, saiba que a plataforma paga entre U$ 0,60 e U$ 5 à cada mil visualizações. De fato, a variação depende da forma como o algoritmo da plataforma entende o valor do seu canal. A sigla que define o processo é CPM (custo por mil), o Youtube não é necessariamente transparente sobre como o valor final é definido, mas para usar uma média, podemos ter mais ou menos U$ 1 por mil pageviews.

Os conteúdos mais rentáveis são, nesta ordem: tutoriais, os videologs e os relacionados a jogos. No primeiro caso, todo tipo de tutorial pode ser considerado e, de fato, você já deve ter visto muitos desta classe de vídeos. Os Videologs fazem sucesso como uma forma de entretenimento - ficcionais, humor, opiniões políticas, etc -, por último, é comum gravar sessões de jogos com comentários.

Capacite-se em informática com a SOS!

O mundo contemporâneo exige cada vez mais uma comunicação rápida e eficaz. E para isso, adequar nossa vida pessoal e profissional à informática atual tornou-se necessidade prioritária. Acesse o site da SOS e conheça agora os cursos de informática que a SOS pode oferecer para seu futuro.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como Youtubers ganham dinheiro?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu