BLOG

Como lidar corretamente com demissões?

Como lidar corretamente com demissões?
20 de agosto de 2019 • 15h02 • atualizada 20 de agosto de 2019

Um profissional no mercado de trabalho nunca espera ser demitido, mesmo sabendo que essa possibilidade existe devido à competitividade ou a cortes de gastos dentro da empresa, por exemplo. Trabalhar é uma das atividades que motivam as pessoas diariamente, ainda mais quando se faz o que gosta como forma de obtenção de renda. Ser demitido não é uma situação fácil, mas é uma oportunidade de aprender a lidar com momentos negativos e trabalhar a sua autoconfiança. Se você está meio perdido após uma demissão, precisa de algumas dicas para recomeçar, não é mesmo? Confira algumas sugestões que reunimos para te ajudar nesse momento!

Reflita sobre os motivos da sua demissão

Um funcionário pode ser desligado da empresa por vários motivos: baixo desempenho, descumprimento às normas, incapacidade de manter um bom relacionamento interpessoal, ou a situação financeira da empresa, por exemplo. Por isso, é importante ouvir com atenção os feedbacks que os gestores oferecem no momento da demissão e usá-los para refletir sobre as mudanças que você deve adotar para obter crescimento pessoal e profissional.

Entenda os seus pontos positivos

Não deixe que a demissão diminua sua autoestima. O que você precisa melhorar não elimina as suas competências. Reflita sobre o que você pode agregar aos seus futuros trabalhos, baseado nos resultados positivos dos seus projetos passados e nas situações difíceis que você superou. Aproveitar esse tempo para fazer reflexões será ótimo para ter um bom desempenho em entrevistas de emprego, facilitando a recolocação no mercado. É importante saber o que você gosta de fazer para que você tenha interesse diário de acordar e ir trabalhar, descobrir coisas novas e enfrentar novos desafios. Além disso, saber dos seus gostos é uma oportunidade para surgirem ideias para você recomeçar em um ramo novo ou se aprimorar em alguma outra área, para trabalhar em algo de que realmente goste. 

Aprimore seus conhecimentos

Aproveite o momento para colocar em dia atividades que você tinha dificuldade em realizar quando trabalhava. Faça cursos de curta duração, que são uma ótima forma de adquirir novos conhecimentos para incluir no seu currículo e torná-lo mais atrativo. Existem várias opções gratuitas e muitas podem ser feitas a distância. Além disso, isso mostra que você não se acomodou durante o tempo em que estava desempregado, mas estava querendo melhorar para as novas oportunidades. 

Busque novas oportunidades

Mesmo que não existam vagas abertas, é interessante enviar o seu currículo diretamente para o banco de informações das empresas. Ele ficará guardado para futuras oportunidades, quando você poderá ser chamado para uma entrevista de emprego. Além disso, lembre-se de contar com a ajuda dos seus contatos de networking, feitos durante o seu trabalho anterior. Mostre-se disponível e flexível no modo de agir, e também motivado. 

Tire as ideias do papel

Talvez esse seja o momento ideal para tirar as ideias do papel e realizar um sonho, como um empreendimento próprio. Nesse processo de como lidar com a demissão, muitas pessoas descobrem que querem seguir um caminho independente e fazendo o que realmente gostam. Enquanto uns querem a segurança de um emprego fixo, outros estão dispostos a enfrentar os desafios do empreendedorismo. 

Uma atitude que contribuirá com a sua imagem nos futuros empregos e para o seu crescimento pessoal, é pedir um feedback sobre o período em que você esteve na empresa. Assim, é possível realizar uma autoanálise e adaptar seu comportamento para as próximas oportunidades. Lembre-se de ter em mente que a demissão pode acontecer, mesmo que não exista um motivo relevante. Crie planos e metas pensando em como você quer estar e o que você quer alcançar para entrar no mercado novamente com força total!

Confira outros posts sobre mercado de trabalho no nosso blog: 

6 sinais de que você está ficando para trás no mercado de trabalho

Como se manter atualizado no mercado de trabalho

7 desafios que todo mundo enfrenta no mercado de trabalho

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como lidar corretamente com demissões?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu