BLOG

Como funciona a segurança de dados on-line?

Como funciona a segurança de dados on-line?
28 de abril de 2020 • 09h23 • atualizada 28 de abril de 2020

Ao longo dos anos, a internet se desenvolveu e facilitou muito a vida do ser humano, trazendo mais praticidade e conforto na hora de realizar tarefas. Ir ao banco e fazer uma compra em lojas físicas, por exemplo, já não fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Tudo pode ser feito on-line, e para que o consumidor se sinta seguro para comprar virtualmente, é preciso que seus dados estejam protegidos. Neste texto, você vai entender como funciona a segurança de dados on-line. Acompanhe.

O que é segurança de dados?

Para começar, é preciso entender o que esse termo significa, não é mesmo? A segurança de dados está vinculada à ideia de proteção de qualquer tipo de informação pessoal que o usuário coloca em sites para fazer os cadastros e as compras. Sendo assim, ela garante que nenhum dado será vazado e se compromete a protegê-los de ataques de hackers.

Como os sites protegem os dados?

Existem diferentes maneiras de proteger os dados dos usuários. A mais utilizada ultimamente tem sido a criptografia, que funciona de modo a transformar as informações em códigos altamente complexos que apenas o emissor e o receptor sejam capazes de decifrar. Esse método é muito comum em sites de bancos, para fazer assinaturas digitais, em sistemas empresariais e até em redes sociais.

Como se proteger?

Para evitar que os seus dados sejam descobertos, os usuários também podem seguir alguns passos para se protegerem, como:

- Certifique-se de que o site é confiável. Sites protegidos apresentam um cadeado ao lado da barra de endereço do buscador.

- Não cadastre os seus dados em qualquer site.

- Escolha senhas complexas e evite sequências de número (como: 12345).

- Se preferir, tenha um e-mail apenas para cadastros, assim você evita que, em caso de vazamento de informação, outros dados sejam comprometidos.

- Quando fizer um cadastro ou for entrar em algum site, opte pela verificação em duas etapas, na qual o site pedirá não apenas a senha, mas também para você colocar um código enviado por SMS ou por e-mail.

- Não passe os seus dados para outras pessoas.

- Certifique-se de que está entrando no site oficial do serviço que deseja, pois infelizmente existem pessoas que criam sites parecidos com os originais para enganar aqueles mais desatentos.

- Use sempre o antivírus do seu computador, assim você estará protegendo também a sua máquina de possíveis invasores.

Cada vez mais, as empresas estão investindo em mecanismos de proteção para proporcionar uma segurança impecável aos seus usuários. Vamos fazer também a nossa parte!

Quer ler mais sobre tecnologia? Acesse o blog da SOS.

5 trabalhos para fazer com a ajuda da tecnologia e sem sair de casa

Quais serão os rumos da tecnologia na próxima década?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como funciona a segurança de dados on-line?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu