BLOG

Como criar um aplicativo de sucesso

Como criar um aplicativo de sucesso
24 de maio de 2016 • 14h13 • atualizada 24 de maio de 2016

Os aplicativos de celular viraram febre entre jovens e adultos, e não importa se são de diversão como os que alteram a voz, trocam o rosto, criam máscaras, joguinhos ou se são aqueles que trazem soluções para o usuário. A verdade é que com esse sucesso todo e com o aumento na venda de smartphones, a criação de aplicativos se tornou um mercado e está em constante crescimento. Mas criar um aplicativo não é tão simples como muitos possam imaginar e é preciso estratégia e pesquisa para que não haja falhas e prejuízo financeiro. Pensando nisso, a S.O.S. dá dicas de como obter sucesso durante o processo de criação e depois quando o aplicativo já estiver disponível para uso.

PASSOS PARA CRIAR UM APLICATIVO

Se dedicar e investir tempo são os primeiros passos para que sua ideia de aplicativo comece a andar. Então vamos lá!

PENSE MUITO E QUESTIONE-SE

Fazer perguntas a si mesmo sobre a criação do aplicativo é essencial para que você dê um norte para seu projeto e tenha claro se será um aplicativo com diferencial para quem for usar. Dessa forma, questione-se:

Por que quero fazer um aplicativo? Qual a importância dele para as pessoas? O que ele terá de diferente que fará sucesso? O que eu penso em ganhar com um aplicativo?

UM APLICATIVO SOLUCIONA UM PROBLEMA

Para que você não crie mais um aplicativo inútil, que só vai ocupar mais um espaço na loja de app e que poucas pessoas vão baixar, dê um propósito a ele. Ou seja, faça com que o seu aplicativo seja atrativo ao público-alvo de forma que ele atenda às diversas necessidades do usuário. Nos dias corridos de hoje, as pessoas gostam de produtos que ajudem a “tirar a pedra do caminho”.

DESCUBRA E ENTENDA QUEM É SEU PÚBLICO-ALVO

Identificar os possíveis usuários do seu aplicativo faz parte do planejamento estratégico do projeto para que seu aplicativo não fique sem rumo. Como falado acima, entenda o problema que o usuário quer resolver. Assim, analise o perfil dessas pessoas que você quer atingir, ou seja, descubra quem são elas, o que gostam de fazer, suas profissões, onde moram, etc.

PERGUNTE PARA AS PESSOAS CERTAS

Ainda parte do planejamento estratégico e ligado ao tópico acima, faça uma pesquisa de campo. Foque em pessoas que tenham algum problema e que seu aplicativo irá solucionar. Essas pesquisas e entrevistas ajudam a compreender melhor o que o usuário espera do app e do que eles não gostam, o que dá um direcionamento para mudar de ideia ou para seguir e estruturar melhor.

A pesquisa também pode ser feita por e-mail ou pelo Facebook (ao criar um grupo), mas para isso selecione as pessoas certas.

PREOCUPE-SE COM O DESIGN

O design não deixa de ser menos importante quando se fala no aplicativo. Pelo contrário, é tão essencial quanto. As pessoas são atraídas pelo visual e essa regra vale e muito na hora desenvolver a arte do aplicativo, que está conectada com a facilidade ou não que o usuário terá na hora de navegar nele.  

Faça uma boa parceria com uma empresa que desenvolva o app ou com um bom programador freelancer que entenda do assunto.

FEEDBACK E MUDANÇAS SÃO ESSENCIAIS

Quando o seu aplicativo já estiver na lojinha on-line fique atento às críticas e elogios. O feedback do produto ajuda a melhorar e inovar a ferramenta, o que agradará ainda mais os usuários e conquistará outros novos.

Curtiu saber como é o caminho para produzir um aplicativo de maneira correta e que conquiste o público? Então venha para a S.O.S. e conheça outros cursos que envolvam tecnologia como o de web designer.

A S.O.S. possui uma metodologia de ensino específica e desenvolvida para inserir o aluno no mercado de trabalho. Durante o curso, serão apresentadas situações recorrentes na rotina corporativa, a fim de dar experiência e vivência para cada um.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como criar um aplicativo de sucesso
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu