BLOG

As tecnologias que tinham tudo para dar certo, mas deram errado

As tecnologias que tinham tudo para dar certo, mas deram errado
24 de maio de 2018 • 11h27 • atualizada 24 de maio de 2018

O mundo da tecnologia é cheio de inovações que prometem chegar e mudar a vida das pessoas, e algumas delas até conseguem. Já outras ganham a atenção da mídia, chamam bons desenvolvedores, mas na hora de emplacar, ficam pelo caminho. É exatamente o caso dos 7 produtos que você confere nesta lista:

TV 3D

O sucesso de Avatar fez a tecnologia 3D se espalhar pelos cinemas. As empresas de TV tentaram surfar na mesma onda e prometeram trazer a magia das “imagens saltando aos seus olhos” para dentro das casas, mas a única coisa que saltou foi o fracasso. As emissoras não compraram a ideia e o conteúdo em 3D sempre foi muito escasso, além da falta de praticidade no uso dos óculos. O resultado foi a descontinuação da produção pela maioria das marcas em meados do ano de 2017.

Google Glass

A ideia até parecia boa: acessar mapas, escolher músicas, tirar fotos e outras funcionalidades acessíveis ao toque dos seus óculos. Acreditando ser uma revolução, os desenvolvedores mantiveram o projeto em segredo por anos e lançaram apenas em 2012. Mas não deu! O Google Glass não emplacou, o preço era caro demais, a estética nunca foi muito agradável e as pessoas nem mesmo sabiam o que o aparelho era capaz de fazer.

M – Facebook

M foi uma assistente pessoal conectada ao Messenger que respondia perguntas no aplicativo, como dicas de restaurante e hotéis, algo bem próximo do que faz a Siri, da Apple. Não deu muito certo. A tecnologia por trás dos assistentes pessoais ainda não estava totalmente pronta para ser usada efetivamente.

Google Wave

Globo.com

Foi uma iniciativa do Google, que queria criar uma plataforma web que unisse e-mail, mensagens instantâneas e uma rede social no mesmo local. O Wave jurava provocar o fim do e-mail e trazer algo totalmente novo para o mercado. Bom, não aconteceu. Os endereços eletrônicos continuam firmes e fortes e as redes sociais cresceram de uma nova forma, bem longe dessa onda proposta pela gigante americana.

Second Life

O Second Life foi um dos maiores buzzes da tecnologia no início dos anos 2000. A proposta da criação de um mundo totalmente virtual, misturando rede social e game, balançou as estruturas e virou alvo de estudos no mundo todo. As marcas logo correram atrás para explorar todo o potencial que havia ali e tudo parecia ser o início de uma era de realidade virtual. Na mesma velocidade que subiu, o Second Life caiu e nunca conseguiu todo o impacto que prenunciava quando surgiu.

Virtual Boy

Nintendo

No começo dos anos 1990, a realidade virtual chamava a atenção dos especialistas e mostrava um campo aberto de possibilidades. A Nintendo tentou trazer a tecnologia para os videogames ao criar o Virtual Boy, um console que oferecia gráficos 3D para emular essa sensação do VR, mas o aparelho não cumpriu o que prometeu; o preço era caro e muita gente dizia que dava dor de cabeça. O aparelho entrou para a história da Nintendo como um de seus maiores fracassos de vendas.

Apple Newton Message Pad

The Register

O nome Apple Newton até nos conecta a uma história da física que deu bem certo, o que não foi o caso desse produto. Criado como uma das primeiras tentativas de produzir algo similar aos smartphones, nem mesmo a tela sensível ao toque e a função de editar documentos de textos salvaram esse aparelho do fracasso. Mas é interessante notar como o dispositivo foi uma tecnologia certa na época errada. A tentativa em 1994 não rolou, mas anos depois nós vimos a tecnologia das telas e dos aparelhos celulares finalmente vingar.

Pois é, o mundo da tecnologia também possui suas falhas. Mas no meio de tanta coisa surgindo todos os dias, é normal haver alguns fracassos aqui e outros ali, não é mesmo? Na lista você pôde conferir exemplos de empresas como Google, Apple e Facebook, que não conseguiram sucesso com esses produtos, mas contribuíram para o desenvolvimento do mundo com vários outros. O importante é não desistir e continuar sempre se aperfeiçoando!

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
As tecnologias que tinham tudo para dar certo, mas deram errado
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu