BLOG

Você sabe como procurar emprego?

Você sabe como procurar emprego?
12 de outubro de 2017 • 14h47 • atualizada 16 de outubro de 2017

Com os grandes avanços tecnológicos da última década, a busca por empregos também mudou. Hoje o bater de porta em porta não é a única maneira de procurar por um novo emprego e isso gera diversas dúvidas para muitas pessoas.

Se você é uma dessas pessoas e não sabe como procurar um emprego de modo eficiente, separamos algumas informações importantes para te ajudar a começar. Antes de tudo, tenha em mente que um dos principais recursos que você vai utilizar é a internet. Confira as dicas da SOS para conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho:

Tenha um bom currículo no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional, muito utilizada em recrutamento e seleção de novos funcionários. Nela, você não só consegue produzir um currículo completo, como também se relacionar com outros profissionais de sua área e com as empresas que te interessam.

Além de conferir as vagas que estão em aberto e buscar oportunidades na região em que você mora, o Linkedin tem outros recursos como depoimentos de colegas de trabalho e endossamento de habilidades. Pelo seu perfil, você pode mostrar todas as suas habilidades e colocar certificados, artigos profissionais e outras conquistas.

Dica extra: para que o seu currículo se destaque, busque sempre por aperfeiçoamento profissional investindo em cursos profissionalizantes.

Acesse os melhores classificados de emprego na sua área

As melhores dicas de emprego estão nos principais classificados on-line. Pesquise em sites de busca algo como “vaga de emprego” e coloque seu cargo e a cidade em que mora. Assim você terá mais chances de conseguir uma colocação de acordo com o seu perfil.

Dica extra: não tem problema enviar o currículo para uma empresa que não esteja contratando, mas mande apenas uma vez e cuidado com o bombardeamento de e-mails sem propósito.

Faça networking

A vida em sociedade requer a habilidade de criar e manter relacionamentos, e é isso que chamamos de networking. Ou seja, para você fazer um bom networking, você precisará não só criar, mas também manter relacionamentos.

Se você tem interesse em trabalhar em uma empresa, pode mandar um e-mail para eles. Além disso, pode interagir com a empresa nas redes sociais e ainda participar de eventos e feiras nas quais elas participam. Mais do que conseguir um emprego, o seu objetivo deve ser criar um relacionamento verdadeiro para que as oportunidades surjam naturalmente.

Dica extra: não perca o contato com os seus antigos colegas de escola e cursos. Muitas vezes, são essas pessoas que podem indicar ou apresentar uma nova oportunidade de trabalho para você.

Tenha uma lista com todas as empresas onde você gostaria de trabalhar

Sempre verifique se as empresas nas quais você gostaria de trabalhar estão com vagas abertas. Além disso, use as redes sociais, principalmente o LinkedIn, para ver quem são os recrutadores e ficar de olho no que eles postam.

Se a empresa estiver com vagas abertas, além de se candidatar, mande também uma mensagem pessoal para o recrutador sobre seu interesse: isso fará com que ele se lembre de você quando for analisar seu currículo.

Dica extra: siga essas empresas em outras redes sociais como no Twitter. Geralmente é por meio dele que as empresas costumam postar novas vagas.

Não tenha preguiça de preencher perfis e formulários on-line

Por fim, você precisa entender que buscar por um novo emprego é também um trabalho. Por isso, você não pode ter preguiça ou preencher com pressa os perfis e formulários que cada empresa usa para recrutar e selecionar candidatos. Quanto mais completo forem esses materiais, maiores serão as suas chances de conseguir uma entrevista.

Dica extra: cheque sempre a sua gramática e ortografia, já que elas podem te eliminar do processo.

Agora que você já viu algumas dicas de como procurar emprego, é hora de começar! Conheça os cursos da SOS e aumente suas chances no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Você sabe como procurar emprego?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu