BLOG

Saiba o que o mercado vai exigir de você até 2020

Saiba o que o mercado vai exigir de você até 2020
15 de abril de 2016 • 16h41 • atualizada 15 de abril de 2016

Vivemos em um tempo que vivencia as mudanças e os avanços tecnológicos quase que diariamente. É praticamente impossível prever onde vamos parar, principalmente pelo poder da mente humana que não para de criar. Mas é perfeitamente aceitável a tese defendida pelo Fórum Econômico Mundial: até 2020, 35% das competências exigidas pelas profissões de hoje em dia devem mudar. 

O relatório condiciona essa previsão ao que estão chamando de quarta revolução industrial, que terá como base a era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática.

Diante deste cenário previsto para os próximos quatro anos, a S.O.S. apontou algumas das principais competências que você terá que ter para permanecer dono de sua cadeira no mercado de trabalho. E lembre-se, nenhuma área está excluída. A Evolução chegará (se já não chegou) para todos!

PROBLEMA DIFÍCIL, COMPLEXO? RESOLVA!

Uma das habilidades mais exigidas para o perfil do profissional ideal será a capacidade de resolver os problemas de maneira rápida e sem procrastinação. Não haverá espaço para quem desejar que outro resolva os problemas complexos de seu setor. A ideia básica será: missão dada tem que ser missão cumprida, e rápido. 

PENSAMENTO ANALÍTICO

Você terá que compreender tudo que está ao redor dos problemas para então poder achar as soluções. Você terá que desenvolver a capacidade de analisar de forma crítica e ampla tudo que envolve a questão em que você está inserido. Desse modo, aprender a observar e compreender tudo ao seu redor será fundamental.

ELA NÃO PODERÁ FALTAR: CRIATIVIDADE

Independentemente de avanços tecnológicos, principalmente da robótica, a criatividade ainda é um dos grandes trunfos da mente humana. Nada substitui um profissional que sabe utilizar a capacidade de pensamento para improvisar e criar soluções eficazes. Seja criativo! Desenvolva isso em você e muitas portas se abrirão.  

GESTOR, VOCÊ PRECISA APRENDER A MOTIVAR

Para os que ocupam cargos de liderança e de gestão, aprender a motivar e trazer a equipe para perto de si é essencial para elevar a capacidade produtiva do setor. Entenda que isso não é para daqui a quatro anos, isso é para agora. Então esteja atento às mais avançadas técnicas de liderança e coloque-as em prática. 

CAPACIDADE DE TOMADA DE DECISÕES

Esta é outra característica muito exigida em dias atuais e que, daqui a quatro anos, terá que pertencer a todos os profissionais. Saber tomar uma decisão na hora certa é um diferencial que proporcionará destaque para qualquer profissional diante dos demais.   

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

O próprio relatório aponta para uma necessidade de atualização de acordo com a evolução do trabalho como um todo. Não será mais permitida a falta de ambição quando o assunto é conhecimento. Portanto, não perca tempo, venha para a S.O.S. e conquiste as competências que faltam para você ser o profissional que o mercado exige e exigirá.   

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Saiba o que o mercado vai exigir de você até 2020
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu