BLOG

Programa Trainee: conheça os prós e contras

Programa Trainee: conheça os prós e contras
27 de março de 2018 • 11h19 • atualizada 27 de março de 2018

Para quem está no fim da graduação ou é recém-formado e está procurando uma vaga de emprego, a posição de trainee pode aparecer com frequência. Mas você sabe do que se trata o trabalho como trainee? Será que vale a pena para você? Vamos aprender um pouquinho mais sobre isso!

O que é o programa Trainee?

O programa é direcionado a pessoas que estão no fim da graduação ou acabaram de se formar. Diferente do estagiário, o trainee já é contratado pela empresa e passa por um processo semelhante a um treinamento.

O salário é um pouco menor que o de um cargo júnior, mas a possibilidade de promoção é grande. Nem sempre o Trainee será efetivado, mas durante o período que está na empresa, ele é registrado CLT e tem os mesmos direitos e deveres de qualquer funcionário.

Prós

Possibilidade de ascensão

Os programas de Trainee te inserem dentro das empresas, oferecendo uma experiência de imersão no mercado de trabalho muito mais completa que a de um estágio, por exemplo. O programa permite que você consiga cargos mais altos em menos tempo, afinal, você já está inserido nesse meio.

Contatos

No programa você terá acesso aos líderes da empresa, que muitas vezes irão treiná-lo pessoalmente. Você também irá conhecer diversos setores e, com isso, diferentes profissionais que podem te ensinar coisas muito valiosas. Além disso, é possível criar uma rede de contatos através do trabalho visando futuras oportunidades, algo muito maravilhoso para sua carreira.

Capacitação

Os programas Trainee envolvem também o aprimoramento das habilidades dos profissionais. Isso significa que, na maioria das vezes, o trainee passa por cursos e treinamentos de especialização em sua área de atuação. Essa capacitação faz toda a diferença no seu processo de aprendizagem e entrada no mercado de trabalho.

Oportunidade de atuar nos diferentes setores da empresa

Em grande parte dos programas de Trainee, você tem a oportunidade de atuar em todos os setores da empresa antes de ir para alguma função específica. Se você pretende crescer na empresa, isso é muito importante e pode te ajudar a alcançar posições mais altas rapidamente.

Contras

O processo seletivo

A posição de Trainee é bastante procurada, então as coisas talvez sejam um pouco mais concorridas que o normal. O processo precisa ser um pouco mais rigoroso e, em alguns casos, pode até ser comparado a um segundo vestibular. Portanto, para garantir uma vaga, você precisa estar muito bem preparado!

Cobrança por resultados

O trainee é um investimento para a empresa. Com o salário e o investimento em capacitação, a empresa espera um retorno. Assim, a dedicação é muito importante, e você precisa estar preparado para lidar com a pressão.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como tudo isso funciona, fica mais fácil descobrir se essa é uma oportunidade que vale a pena para você. Reflita bastante e não deixe de estudar e se capacitar cada vez mais!

Que tal aproveitar e ver mais dicas sobre o mercado de trabalho? Confira as 5 atitudes que vão ajudar você a conseguir uma promoção no trabalho!

Venha para a S.O.S.!

Se você quer conseguir uma promoção, se especializar também é importantíssimo. A SOS tem vários cursos feitos para que você consiga ainda mais destaque no mercado de trabalho. Cadastre-se e receba um desconto especial na matrícula!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Programa Trainee: conheça os prós e contras
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu