BLOG

Passo a passo para montar um currículo perfeito

Passo a passo para montar um currículo perfeito
24 de novembro de 2016 • 14h06 • atualizada 24 de novembro de 2016

Todo mundo sabe mais ou menos o que se deve fazer para criar um currículo interessante. O grande problema é que a maioria das pessoas usa os mesmos modelos e formatos, o que deixa todos os currículos aparentemente iguais. Para se destacar, é preciso ir além e conseguir chamar a atenção no mar de candidatos que disputam a mesma vaga que você.

O fato é que o currículo ainda é muito importante. Esse documento ainda é um dos principais meios de comunicação entre você e os recrutadores de emprego. E por isso, ele deve ser impecável. Para você não perder mais oportunidades por conta do seu currículo, confira as dicas que a SOS trouxe para você:

Currículo: piores práticas

Da mesma forma que é importante adotar algumas práticas para melhorar seu currículo, é fundamental ter conhecimento das que também podem tirar você da corrida pela vaga.

Erros de português

Engana-se quem acha que isso não faz tanta diferença e que o importante é a sua trajetória. Seu documento não deve conter erros de português, já que eles podem diminuir a credibilidade das suas informações. Revise seus dados e peça para outra pessoa fazer as correções de português necessárias antes de enviar seu currículo.

Mentiras

Depois do erro de grafia, mentir é um dos piores erros que o candidato pode cometer. Pode ser que o recrutador não tenha certeza das suas informações na hora da entrevista, mas ele pode checar depois a veracidade do que você apresentou. Além disso, muitas empresas costumam aplicar testes de inglês ou informática para confirmar sua experiência.

Escrever demais

Seja claro e compreensível. Não adianta querer contornar demais as informações. Além disso, escrever demais cansa o entrevistador. Currículos muito longos são descartados logo de entrada, por isso, o ideal é escrever duas folhas no máximo.

Estética inadequada

Fontes inadequadas, linhas em excesso, caixas de texto ou outros elementos gráficos podem ser desconsiderados na hora de criar o seu currículo. Prefira um layout mais limpo e de fácil leitura.

Currículo: melhores práticas

Além da clássica ordem das informações que estamos acostumados a ver em modelos de currículos, podemos dar uma olhada em algumas práticas que podem diferenciar seu perfil na hora da seleção.

Crie um cabeçalho estilo “manchete”

É muito comum ver pequenos textos no topo dos perfis de Linkedin, antes das experiências. Eles são chamados de resumos e é um pequeno texto resumido com a sua principal expertise e o que faz de você uma referência em algo. Procure acrescentar palavras-chave importantes e necessárias para sua área de atuação.

Dê detalhes sobre as empresas onde trabalhou

Nem sempre só falar do que você fez ajuda a se destacar. Forneça detalhes sobre a companhia, tais como número de funcionários, quantidade de filiais, receita anual, prêmios e outros dados e informações que sejam relevantes e sirvam de base para a escolha do recrutador.

Dê ênfase às maiores realizações

Mesmo que sua experiência seja importante, os recrutadores querem saber em que você se destacou nos seus trabalhos anteriores. Isso quer dizer, basicamente, o que você fez para contribuir para os objetivos da empresa. O importante aqui é que você não deixe de citar suas maiores conquistas.

Use palavras-chave eficientes

Para desempenhar uma certa atividade, os recrutadores buscam pessoas que tenham conhecimento na área. Por isso, não tente transformar uma experiência em algo “mais bonito” ao trocar palavras por um vocabulário rebuscado. Use os termos que traduzem a sua experiência de forma correta.

Saia na frente com a SOS!

Ter uma boa qualificação no currículo é essencial para se destacar entre os demais. Quer se profissionalizar e alavancar sua carreira no mercado de trabalho? Conheça as cursos da SOS e conquiste a vaga de emprego dos seus sonhos.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Passo a passo para montar um currículo perfeito
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu