BLOG

Passo a passo de como conseguir um emprego no exterior

Passo a passo de como conseguir um emprego no exterior
16 de agosto de 2018 • 11h06 • atualizada 16 de agosto de 2018

Viajar pelo mundo, trabalhar no exterior e correr atrás para realizar seus sonhos. A vontade de crescer profissionalmente aumenta a vontade de tomar atitudes arriscadas, como é o caso de trabalhar em outro país.

As oportunidades de tirar o desejo do papel não são poucas. Diversos países incentivam a contratação de estrangeiros para as empresas locais, sejam elas multinacionais ou não. A globalização permite esse grande intercâmbio profissional, muito vantajoso para quem consegue uma chance. Hoje trouxemos algumas dicas de como conseguir o tão sonhado emprego no exterior. Confira:

Procure com dedicação

Apesar de o senso comum dizer que é fácil conseguir um emprego no exterior, existem alguns mitos a respeito. É verdade que existem inúmeras oportunidades por aí afora, mas nem sempre da maneira que esperamos. O mais comum para quem se aventura antes de já ter o emprego é inicialmente trabalhar em profissões com mais vagas no mercado.

O primeiro passo para quem sonha em decolar com a carreira no exterior é procurar com dedicação. Atualize as redes profissionais, como o LinkedIn, e inicie a pesquisa por empresas que estão recrutando estrangeiros. As redes sociais têm sido o grande meio para anunciar as vagas de emprego. Existem diversos países que buscam pessoas de fora para ajudar a fomentar a economia, então fique atento a esse aspecto.

Prepare o currículo

O currículo é uma das partes mais importantes de um processo seletivo, pois é a partir dele que os recrutadores têm a primeira visão do candidato. Cada país possui um formato específico de currículo, como é o exemplo da Europa, conhecido como Europass.

Procure os modelos como base, monte o seu currículo nos formatos necessários e envie para as vagas desejadas! Existem diversas opções para se basear na internet, o que facilita bastante o processo. Se for necessário, peça para alguém fluente na língua revisá-lo para garantir que nenhum erro influencie a visão dos recrutadores sobre você.

Descubra sobre possíveis diplomas e certificações

Dependendo do cargo ou da empresa, é possível que alguns diplomas ou certificados a mais sejam exigidos, como é o caso de proficiência no inglês ou em qualquer outra língua. É importante correr atrás dos requisitos antes de se candidatar à vaga, já que é comum que os processos levem tempo.

Vá atrás da documentação

Não importa o planejamento e o sonho se não houver autorização para morar legalmente em outro país. Quando o emprego já está certo, é mais fácil de consegui-la, já que a empresa costuma dar o suporte necessário. Já as pessoas que vão na sorte podem lidar com outros empecilhos, indo inicialmente com o visto comum de passeio e requerendo já no país o visto de trabalho. Não é impossível, mas é mais difícil. Fique atento aos prazos, pois a autorização costuma demorar alguns meses, necessitando de entrada na documentação com certa antecedência.

Avalie os prós e os contras

É o sonho de muita gente trabalhar fora do país. Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália... são diversas atrações profissionais ao redor do mundo que fomentam a vontade de ir além do senso comum, mas nem tudo é como parece. É preciso estar disposto a enfrentar todos os desafios de um estrangeiro: a diferença cultural, a saudade de casa e outros inúmeros fatores que influenciam muito a experiência em outro país. Avalie se a oportunidade é válida financeiramente e, é claro, seguindo o que você acredita como pessoa e profissional.

Ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, também apresenta várias oportunidades. Existem momentos decisivos na vida profissional, e um trabalho no exterior pode significar um grande passo para qualquer trabalhador. Fique atento às oportunidades e corra atrás dos seus sonhos!  

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Passo a passo de como conseguir um emprego no exterior
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu