BLOG

Habilidades essenciais que você deve ter no currículo para trabalhar na área administrativa

Habilidades essenciais que você deve ter no currículo para trabalhar na área administrativa
06 de setembro de 2016 • 14h26 • atualizada 06 de setembro de 2016

A profissão de assistente administrativo é responsável por diversas tarefas dentro de uma empresa, desde a redação de documentos oficiais como cartas e atas de reunião até a organização dos arquivos e controle de estoque do material de escritório utilizado por todos os colaboradores.

Para que o profissional atenda aos requisitos de uma empresa, é preciso que ele entenda quais são suas competências. Isto quer dizer que, se você possui habilidades essenciais para o cargo, há mais chances de conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho. Para que você consiga se destacar, a SOS dá algumas dicas de algumas habilidades sugeridas pelas empresas. Confira:

Facilidade em lidar com tecnologia

A tecnologia é uma parte importante do trabalho de um assistente administrativo. Isso porque ele terá que redigir arquivos no Word, criar planilhas no Excel e, dependendo das necessidades específicas da empresa, lidar com aplicativos de fornecedores e realizar compras pela internet. Quanto mais você souber dominar os principais programas de um computador, melhor.

Por isso, deixe claro em seu currículo as principais experiências com o Pacote Office, além de outras habilidades que você possa ter ligadas à tecnologia. Caso não tenha alguma habilidade necessária, confira os cursos de informática da SOS e destaque-se!

Organização e pró-atividade

O assistente administrativo é responsável por organizar diversas partes da empresa, tais como o estoque de materiais de escritório, utilização das salas de reunião, dentre outros. Por isso, é fundamental ter um perfil organizado e com grande amor pelos detalhes.

Já a pró-atividade é um pré-requisito para qualquer profissional completo, mas no caso do administrativo ainda é mais importante. Isso porque tomar a iniciativa para resolver problemas antes que eles se tornem grandes demais para você resolver é fundamental. Esse é um bom ponto para ressaltar no currículo!

Habilidade de relacionamento

Na área administrativa, você vai conviver diariamente e diretamente com diferentes tipos de pessoa, do diretor ao faxineiro. Por isso, é muito importante que o profissional tenha postura e consiga expressar-se da maneira correta independente do ambiente em que está.

Além disso, uma parte do relacionamento é justamente a diplomacia. Ter paciência com as pessoas, saber respeitar os cargos e agir com harmonia no ambiente de trabalho é fundamental para obter sucesso. É importante que o profissional consiga uma evolução pessoal e profissional para conquistar os objetivos do setor e da empresa.

Matemática e Português

Como citamos no início desse artigo, o assistente administrativo também é responsável por redigir textos, e-mails, atas, etc. Por isso, é muito importante que ele domine as regras básicas de português, como pontuação, acentuação e concordância.

A matemática é fundamental para processos como a compra de materiais de escritório, para negociar descontos com fornecedores e realizar outras atividades que envolvam números. Essa habilidade certamente fará a diferença na empresa por evitar perigosos erros.

Conhecer a empresa

Essa é, talvez, uma das principais características requisitadas. Para que possa realizar suas tarefas cotidianas com excelência, o profissional deve conhecer todos os processos, cargos e diretrizes da empresa. Estar alinhado com a cultura organizacional também é muito importante. Ou seja, é preciso que o profissional consiga circular dentro da empresa sabendo onde está pisando, com quem está falando e como as coisas funcionam.

Venha para a SOS!

Essas são algumas das principais habilidades essenciais que você deve ter no currículo para trabalhar na área administrativa. O mercado de trabalho está sempre esperando por um bom profissional na área administrativa. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site da SOS e conheça agora as qualificações em administração.

Aproveite para testar suas habilidades para o mercado de trabalho com os Jogos do Conhecimento SOS e garanta até R$ 200,00 em bônus para estudar inglês.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Habilidades essenciais para trabalhar na área administrativa
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu