BLOG

Entrevista de emprego: 5 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo

Entrevista de emprego: 5 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo
10 de junho de 2016 • 10h37 • atualizada 10 de junho de 2016

A dinâmica em grupo é uma das etapas de seleção em uma entrevista de emprego. Mas competir pela atenção dos recrutadores não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Responder perguntas, fazer uma atividade em equipe e participar dos desafios propostos deixa qualquer um com frio na barriga.

O principal objetivo da dinâmica em grupo é saber como o candidato se comportaria caso passasse por uma situação similar no ambiente de trabalho. É nesse momento que são avaliadas as competências que a empresa julga necessárias no dia a dia de um profissional, pois segundo especialistas, a dinâmica em grupo é a melhor maneira de avaliar o comportamento do candidato.

Conheça a si mesmo

É importante que você saiba aonde quer chegar, o que você espera da vaga e quem você é. Saber listar seus pontos fortes e fracos é de extrema importância para demonstrar confiança. Quanto mais você se conhece, mais domínio tem sobre uma determinada situação. Para isso, preste atenção na maneira como você se comporta quando está com a família, com os amigos, no seu trabalho e até mesmo nos seus momentos de lazer. Tente avaliar como são as reações das pessoas com o seu comportamento.

É importante destacar aquilo você sabe fazer de melhor e controlar o nervosismo! Não crie personagens e seja você mesmo.

Pesquise sobre a empresa

Antes mesmo de se candidatar a uma vaga, pesquise um pouco sobre a empresa para saber se ela vai de acordo com seus valores e objetivos. Porém, se você não fez isso e já se candidatou, não se preocupe!

Antes de ir para a dinâmica, estude um pouco. Pesquise reportagens sobre a empresa para saber como ela está no mercado, como ela trata seus funcionários e se possui uma perspectiva de crescimento. Além disso, é importante saber um pouco sobre a história da empresa, com o que ela trabalha, quem são os clientes que ela atende ou o produto que ela fabrica.

Se você tem algum conhecido por lá, pergunte como é o trabalho e seus superiores. Quanto mais informações você tiver da empresa, melhor será seu desempenho e posicionamento na dinâmica em grupo.

Mantenha-se atualizado

É importante estar sempre atualizado sobre os assuntos mundiais. Leia jornais e revistas de veiculação diária, acesse sites de notícias e tenha sempre em mente o que está acontecendo no momento. Hoje em dia, é possível manter-se atualizado até mesmo por meio das redes sociais: basta seguir o perfil de empresas que transmitem informações confiáveis para que você saiba o que está acontecendo ao redor do mundo. Além disso, saber sobre como está o segmento que a empresa atua pode ser um grande diferencial.

Tenha cuidado com a postura

Tenha cuidado com a sua postura antes e durante a dinâmica em grupo. É preciso saber dosar a sua participação para que ela seja sem exageros e com um bom senso.

Tente não falar o tempo todo e dê espaço para que os outros candidatos também possam participar. Querer aparecer mais que os outros pode acabar prejudicando e criando uma imagem ruim ao recrutador. Cuide seus movimentos, ficar se mexendo o tempo todo pode passar uma imagem de uma pessoa ansiosa demais.

Lembre-se: a primeira impressão é a que fica! Confira também como está vestido: prefira uma apresentação mais formal, mas mantenha sempre o conforto! Para a mulheres que são acostumadas a usar salto alto, opte por um sapato mais confortável ou até mesmo um salto mais baixo. Aos homens, é importante manter os cuidados com a barba.

Arrisque pouco e participe das atividades

Lembre-se que você está lá para ser visto. Normalmente, uma dinâmica em grupo dura de duas a três horas, e se você não falar nada e não participar de nenhuma atividade proposta, os recrutadores não conseguirão avaliar e saber suas qualidades. Portanto, mesmo que você seja tímido, tente demonstrar ao máximo o seu potencial.

Nesse momento, é importante ter um pouco de ousadia. Seja criativo, mas sem fugir da ideia proposta pelo recrutador. Caso tenha uma ideia bastante criativa, ouse para que ela se destaque. Mas lembre-se: você está com outras pessoas na sala, não seja arrogante e não atropele os outros.

Quer saber mais dicas sobre entrevistas de emprego? Não deixe de acessar o nosso site e conferir o curso Profissional Completo. Você vai aprender sobre liderança, trabalho em equipe, criatividade em ambiente de trabalho, empreendedorismo, atendimento, entre outros assuntos que agregarão valores ao seu perfil profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
5 melhores dicas sobre dinâmicas de grupo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu