BLOG

Dicas para ter sucesso no networking

 Dicas para ter sucesso no networking
27 de novembro de 2019 • 09h01 • atualizada 27 de novembro de 2019

Quando se está no mercado de trabalho, um recurso bastante utilizado pelas pessoas é o networking. Você já deve ter ouvido falar, mas será que sabe o que é e como fazer de maneira eficaz? Fique por aqui que vamos te explicar mais sobre essa técnica.

O que é networking

Pode parecer algo difícil de entender, mas na realidade é bem simples! Networking é o mesmo que ter relacionamentos profissionais on-line, criando conexões que podem te ajudar no mercado de trabalho. Não pense que você vai se tornar uma pessoa interesseira, pois nessas relações os dois lados são beneficiados.

Como fazer um bom networking?

A base de um relacionamento eficaz é a comunicação, por isso invista um tempo para desenvolver boas técnicas de conversas, aprendendo a ouvir e expor seus pensamentos com clareza. Muitas pessoas não têm êxito nas conexões, pois sentem vergonha de conversar com pessoas que não conhecem. Veja outras dicas que vão te ajudar nesse processo.

Valorize todos os lugares e contatos

Às vezes você pode pensar que um bom contato pode ser feito apenas em lugares com muitas pessoas importantes ou em grandes eventos. É claro que nesses lugares a chance de conseguir criar uma conexão é grande, mas saiba valorizar também os contatos feitos em lugares menos prováveis e descontraídos. Nesses ambientes as pessoas costumam ficar mais à vontade, e as conversas se tornam mais naturais. 

Não foque apenas em construir conexões com pessoas de extrema relevância. Saiba reconhecer que todas as pessoas com quem você conversa e se relaciona têm o seu valor e podem ajudá-lo de alguma maneira, assim você aumenta a sua rede de contatos e pode se surpreender com os resultados.

Saiba ouvir

Tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. Isso mesmo, nem sempre quando conversamos com alguém estamos 100% atentos ao que o outro está falando. Portanto, quando estiver fazendo networking, foque no conteúdo que estão querendo te passar, absorva a informação e valorize o outro.

Aprenda a falar sobre você

Saber reconhecer os seus próprios feitos é fundamental para se apresentar para outras pessoas, porém tenha cuidado para não dar a entender que você está querendo aparecer demais. Aprenda a dosagem correta e o que é relevante expor nas conversas profissionais.

Fique atento às promessas 

Durante o networking as trocas de informações e promessas são recorrentes, então cumpra o que prometer, seja o envio de algum material para alguém, seja o repasse de um currículo. Demonstre que você se importa com o pedido feito e quer ajudar.

Chame as pessoas pelo nome

Por último, mas não menos importante, chame as pessoas pelo nome. Tratar as pessoas dessa maneira demonstra que cada ser humano é único e mostra que você não generaliza suas relações.

Agora que você já sabe como fazer um bom networking, que tal aprender um pouco mais sobre mercado de trabalho?

Frases que você não deve dizer ao seu chefe

O que você não pode deixar de fazer no seu primeiro dia de trabalho

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
 Dicas para ter sucesso no networking
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu