BLOG

Como tirar proveito do LinkedIn

Como tirar proveito do LinkedIn
30 de abril de 2020 • 09h58 • atualizada 30 de abril de 2020

O LinkedIn é uma ferramenta muito útil para quem deseja expor o seu lado profissional, arrumar um emprego, divulgar as suas conquistas na carreira e propor debates a respeito de diversos temas que movimentam o mercado de trabalho. Para ter êxito nessa rede social, é preciso tomar algumas atitudes e manter uma rotina de postagens e interações, e neste post você descobrirá como fazer isso. Confira!

Faça conexões certeiras

Ter uma rede de amigos muito extensa não é sinônimo de ter bons contatos profissionais. Saiba com quem você está se conectando, busque conhecer mais sobre a pessoa, a empresa em que ela trabalha, o segmento e outras informações básicas que podem te ajudar na hora de interagir com ela. Além disso, é muito difícil manter conversas profundas e proveitosas com diversas pessoas ao mesmo tempo, e às vezes vale a pena focar em um grupo reduzido de conhecidos para que o debate seja mais rico para todos os envolvidos.

Faça networking

As conexões virtuais feitas no LinkedIn são um bom passo para fazer networking, ou seja, se relacionar profissionalmente com pessoas que podem te agregar algum conhecimento, em troca do mesmo favor. Sendo assim, todos os lados se beneficiam e criam uma rede de contatos e de ajuda.

Publique as suas opiniões

A internet deu voz a muitas pessoas e a diferentes opiniões, portanto use o seu espaço no LinkedIn para ter debates construtivos sobre temas que julgue relevantes. Saiba expor a sua opinião de maneira clara e respeitosa e, claro, aprenda a lidar com ideias contrárias às suas. Não se esqueça de que essa é uma rede social muito procurada por recrutadores, portanto, mostrar que você é uma pessoa que sabe se comportar em debates, que aceita ouvir a opinião do outro e que mantém a educação é fundamental para fazer uma boa propaganda de si mesmo.

Cuidado com as postagens 

O LinkedIn é uma rede social profissional, portanto o conteúdo de seu perfil deve ter esse viés. Não publique assuntos que não tenham relação com a sua área de atuação ou que possam te prejudicar no caso de uma seleção de trabalho, por exemplo. Esse não é o ambiente para publicar correntes de internet, piadas, assuntos banais ou provocações. Para esse tipo de conteúdo, existem outras plataformas mais adequadas para o entretenimento e outros tipos de debates.

Use as recomendações

A plataforma permite que pessoas façam recomendações no perfil de outras pessoas, ou seja, um ex-colega de trabalho pode escrever sobre como foi trabalhar ao seu lado, ou apontar as suas qualidades, por exemplo. Assim, as empresas que visitarem o seu perfil terão mais informações a respeito de como você se comporta no cotidiano do trabalho.

Aproveite que o LinkedIn tem muitos usuários e empresas vinculados a ele e faça conexões valiosas para o seu futuro. Use o tempo livre para fortalecer o seu perfil e criar um conteúdo de qualidade para seus colegas.

Quer ler mais sobre mercado de trabalho? Acesse o nosso blog!

O que você precisa saber para ser um profissional de negócios

Dicas para ter sucesso no networking

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como tirar proveito do LinkedIn
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu