BLOG

Como ser um profissional em edição de vídeos?

Como ser um profissional em edição de vídeos?
05 de março de 2020 • 09h33 • atualizada 05 de março de 2020

Os vídeos estão sendo cada vez mais usados na internet, por isso há um aumento na procura por profissionais especializados para editar os conteúdos produzidos. Os vídeos são visualmente atrativos para a transmissão de determinado conteúdo para o público, fáceis de serem compartilhados nas redes sociais e, unidos a estratégias de marketing, podem gerar crescimento para as empresas e os negócios. Quer saber como se tornar um profissional em edição de vídeos? Então acompanhe o texto!

O que faz um editor de vídeos?

Um editor de vídeos seleciona, une, recorta e organiza as cenas de uma gravação da forma que o cliente quer e de acordo com a informação que ele deseja passar. O profissional deve ter um bom olhar sobre as imagens que possui para poder contar uma história no vídeo por meio de uma narrativa atraente. É possível trabalhar em produtoras de TV e filmes, na comunicação interna de empresas, em agências de marketing e de publicidade, em assessorias de imprensa etc. 

Como ser um editor de vídeos?

Para ter qualificação nessa área, não é preciso ser graduado em algum curso de comunicação ou de produção audiovisual. O editor de vídeos deve ter capacitação em softwares de edição, como o Adobe Premiere, e conhecimento técnico dos programas. Além disso, deve estar familiarizado com roteiros, câmeras, tratamento de imagem e linearidade para ter um bom fluxo de trabalho. 

O editor de vídeo pode complementar o seu trabalho aprendendo a fazer vinhetas e pós-produção. Como esse profissional está inserido no mercado de tecnologia, que muda muito rápido e é cheio de novidades, é fundamental que ele seja interessado em conhecer novos programas e técnicas.

Crie um portfólio

Pode ser que no começo da carreira você não tenha tantas produções para adicionar ao seu portfólio, mas para demonstrar o seu conhecimento, faça alguns vídeos para mostrar o que sabe. Se você já tem uma bagagem para colocar no portfólio, deixe apenas os melhores trabalhos e os que mostram com o que você gosta de trabalhar.

Fique ligado nas tendências

O que está em alta no design reflete na produção e na pós-produção de vídeos. Por isso, o profissional dessa área deve ficar atento às tendências, aos conceitos, às tecnologias e às plataformas que são novidade. Isso afeta as performances dos vídeos e como eles impactam o público-alvo.

Especialize-se

Ter especialização em diferentes programas de edição é um diferencial no mercado. Você pode variar e fazer animações 2D, usando programas como After Effects e Sony Vegas ou, se quiser trabalhar na área 3D, aprender a usar o Maya.

Emprego fixo ou freelancer?

O editor de vídeos pode trabalhar com vídeos em uma empresa, tendo contato com produtores e diretores do ramo, e ter a chance de participar de decisões dentro da produção. Outra possibilidade, para quem sabe usar os programas de edição de vídeos, é atuar por conta própria, fazendo trabalhos como freelancer. Mas para isso é necessário fazer um planejamento para não acontecerem instabilidades financeiras ou problemas durante a produção. 

Ter os próprios clientes facilita a comunicação e, dessa forma, uma melhor imersão no mercado de trabalho. Caso você faça trabalhos para clientes de produtoras ou para agências, não há essa proximidade, mas, com certeza, ajuda a reunir bons contatos para o futuro! Quando se é um editor de vídeos, essa prática é comum para ter estabilidade e um posicionamento melhor dos trabalhos, diversificando o portfólio e melhorando as habilidades. É um ótimo caminho para crescer profissionalmente na área de edição de vídeos!

Gostou de saber como ser um editor de vídeos e o que é feito nessa profissão? Fique ligado no blog da SOS e leia outros posts sobre essa área:

As melhores ferramentas de edição de vídeo

6 práticas que vão melhorar sua edição de vídeo

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como ser um profissional em edição de vídeos?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu