BLOG

Como recusar uma proposta de trabalho?

Como recusar uma proposta de trabalho?
22 de novembro de 2017 • 10h33 • atualizada 22 de novembro de 2017

Se você tem dúvidas sobre o que responder ao recusar uma vaga de trabalho, você não está sozinho. Muitas pessoas recebem ofertas de empregos e, por algum motivo, precisam recusar. Seja qual for o seu motivo, pessoal ou profissional, há alguns passos importantes a serem seguidos para dispensar uma vaga de emprego de maneira educada e ética.

Depois que você pesou bem tanto os pontos positivos como os pontos negativos e chegou a uma conclusão que esse novo emprego não é para você, veja o que você pode fazer para responder recusando o trabalho.

Peça um tempo para pensar

Nunca recuse um emprego de forma imediata. É interessante que você sempre tenha um tempo para pensar. Mesmo que você acredite que aquele emprego não é para você, levar um tempo pensando mostra comprometimento.

Já que os recrutadores e as outras pessoas que te selecionaram levaram tempo para te escolher, como forma de honrar esse tempo, você deve pensar bem antes de tomar uma decisão. Agir no tempo certo mostra responsabilidade e maturidade. Você pode não querer o emprego nesse momento, mas nunca se sabe se será preciso entrar em contato novamente com essa empresa.

Mande uma resposta por e-mail ou telefone

Tudo vai depender da forma como a empresa ofereceu o emprego. Se a empresa ofereceu por e-mail, responda da mesma forma, e se foi por telefone, ligue e fale diretamente com o recrutador. Pense antes sobre o que vai escrever ou falar para não parecer que tomou uma decisão precipitada. Dessa forma, você garante que a mensagem é de qualidade e que vai passar a impressão correta. Sempre agradeça pela oportunidade e nunca entre em detalhes pessoais.

Seja profissional

É interessante dar alguma satisfação para a empresa, afinal você se candidatou e participou do processo seletivo. No entanto, faça de uma forma que não parta para o lado pessoal ou emocional. Demonstrar emoções mostra falta de profissionalismo. O mundo do trabalho é um mundo racional, por isso use sempre a razão ao tomar esse tipo de decisão.

Se quiser, indique um contato que realmente acredite ser o ideal para a vaga

Se você tem alguém em quem você realmente confia e que acredite ser tão bom quanto você profissionalmente, indique o contato para a vaga. Você deve dar a indicação de contato para a empresa, e se ela estiver interessada, vai comunicá-lo. Prefira dar um contato pessoal da pessoa para que ela seja comunicada diretamente.

Nunca ignore e-mails e ligações

Não dar uma resposta e simplesmente sumir é uma das piores atitudes a se tomar no meio profissional. Se em algum momento o diálogo começou, ele também deve ser finalizado. Deixar as coisas sem uma resposta ou ignorar uma pessoa é antiprofissional e imaturo. Por isso, por mais que você esteja com medo ou com vergonha, seja corajoso e encare a situação de frente.

Se achar que deve, indique o motivo da recusa

Se a questão de não aceitar for algo específico como carga horária, local de trabalho ou salário e benefícios, você pode apontar isso. Deixe claro que o que foi oferecido na vaga está abaixo de suas expectativas. Talvez alguns destes pontos sejam negociáveis e você pode até oferecer uma contraproposta.

Tente manter as portas abertas com a empresa

Se você recusar a proposta de emprego de maneira educada e profissional, vai conseguir manter as portas abertas com a empresa. Além disso, como você se comportou durante todo o processo também é levado em conta. Se a seleção já quis te contratar, é mais provável que ela possa querer no futuro também. Por isso, seja responsável e ético.

Esperamos que com essas dicas você consiga recusar uma proposta de trabalho de forma profissional e educada. Boa sorte com sua resposta!

Venha para a SOS!

Venha para a SOS e esteja pronto para todas as oportunidades que a vida profissional oferecer a você. Conheça nossos cursos nas áreas de administração, informática, design e web, e inglês.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como recusar uma proposta de trabalho?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu