BLOG

Como perder a timidez e falar bem em público

Como perder a timidez e falar bem em público
21 de julho de 2016 • 14h48 • atualizada 21 de julho de 2016

A timidez é um grande desconforto para quem sofre esse tipo de comportamento. Além de fazer você não conseguir se expressar da melhor maneira, ela também pode interferir na realização de objetivos pessoais e profissionais. O problema é que, para as pessoas tímidas, lidar com desafios considerados simples, como fazer uma apresentação em público, tomam proporções maiores do que elas realmente são.

O medo de lidar com pessoas pode atingir todo tipo de personalidade. Se você precisa vencer esse tipo de barreira e aprender a falar em público, deve compreender do que a timidez é formada. Só assim será possível saber como perder a timidez para agir de maneira mais espontânea e atingir seus objetivos.

Os três excessos

É fato que a timidez é um grande obstáculo para o sucesso e muitas pessoas passam por esse problema. Ela envolve:

  • o excesso de autoconsciência, pois você está prestando muita atenção em si, em especial nas situações sociais;
  • o excesso de autoavaliação negativa, já que se vê negativamente e
  • o excesso de autopreocupação, que é quando se presta atenção demais nas coisas supostamente feitas de maneira errada por você.

Então, como perder a timidez?

Talvez você já saiba como perder a timidez só por entender do que ela "é feita", mas ainda apresente dificuldades nesse caminho. Perceba o que faz e alimenta a sua timidez: quais pensamentos, atitudes e crenças colaboram para deixá-lo acanhado e descontrua esses pontos. Mas como fazer isso?

Conheça e reconheça seus pontos fortes

Descubra suas qualidades e tente se focar nelas, pois isso irá aumentar sua autoestima e o ajudará a vencer o medo de falar em público.

Tente prestar atenção no que as outras pessoas estão fazendo e não no seu embaraço. Ao interagir com as pessoas e ouvir de verdade o que é dito e não em aquilo que o deixa inseguro, vai fazer você se sentir mais tranquilo.

Aprenda a falar em público de forma surpreendente!

Só o fato de você trabalhar sua autoestima já é um grande passo para aprender a falar em público. É normal que a ansiedade tome conta nesses momentos e, para lidar bem com isso, é necessário aliviar esse sentimento por meio do movimento e da respiração. Ao concentrar-se em respirações profundas e no ar entrando e saindo de seus pulmões, você automaticamente irá relaxar. Some isso a pensamentos positivos enquanto se acalma.

Confiras algumas dicas de como melhorar sua capacidade de falar em público:

Prepare-se antecipadamente

Saiba o máximo de detalhes que puder sobre sua apresentação. Isso também quer dizer preparar as respostas de perguntas que podem ser feitas.

Aja naturalmente e use linguagem correta

Use as palavras de forma correta, mas se você cometer alguns erros, peça desculpas, corrija e tente agir de forma espontânea para fazer com que as pessoas não se fixem em seus deslizes.

Tenha um roteiro em mãos

Anote em um papel as palavras-chave ou pontos mais importantes e, se precisar, vá olhando os tópicos para não se perder.

Conheça seus ouvintes

Saber de antemão quem é o público-alvo ajuda você a preparar seu discurso de forma mais convincente.

Seja bem-humorado e fale com emoção

Um orador bem-humorado consegue manter a atenção do público, assim como falar com emoção e energia.

Quer sair da zona de conforto, buscar novas chances e ter uma carreira de sucesso? Então acesse nosso site e conheça o curso Evolução Pessoal da SOS. Você vai aprender como estar preparado para diferentes situações no ramo profissional que exigem criatividade, raciocínio lógico, conhecimento e dinamismo. Cadastre-se no site e receba um desconto especial!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como perder a timidez e falar bem em público
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu