BLOG

Como melhorar sua apresentação pessoal em processos seletivos

Como melhorar sua apresentação pessoal em processos seletivos
21 de setembro de 2016 • 17h29 • atualizada 21 de setembro de 2016

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, saber como melhorar a apresentação pessoal para participar de processos seletivos é um conhecimento fundamental para você que não quer perder boas oportunidades de trabalho.

Afinal de contras, os recrutadores não estão avaliando apenas seu currículo, mas também sua apresentação, maneira de falar e de se comportar. Desde a roupa que você usa até o modo como interage com outros candidatos demonstra muito sobre que profissional você é. Pensando nisso, a SOS separou algumas dicas incríveis para você não perder mais nenhuma oportunidade!

Linguagem corporal

O seu corpo fala muito mais do que você pensa. Cada gesto, movimento, a maneira de olhar, postar os braços e falar passa informações sobre seu estado de espírito para as pessoas que estão ao seu redor. Ter consciência disso é um diferencial para passar uma mensagem positiva.

Procure prestar atenção nas pessoas, demonstrar interesse pelo que elas estão falando e buscar um equilíbrio na postura: nem tão relaxado e nem tensa demais. Cumprimente a todos com cortesia e educação, demonstre segurança nos apertos de mão e procure olhar nos olhos o máximo possível.

Vestimenta

Apesar de muitas empresas não exigirem um código de vestimenta tradicional, a primeira impressão é a que fica. Mais importante do que escolher uma roupa bonita é sentir-se confortável e confiante nela. É claro que dependendo da empresa para qual você se candidatou a escolha será diferente.

Se a entrevista que você vai fazer for numa empresa jovem, como uma startup por exemplo, escolha um traje esporte fino, nem tão chique e nem tão sério. Mas, se a entrevista for em uma grande empresa, opte por uma vestimenta mais clássica.

Seja espontâneo – nada de frases clichê!

Frases como “tenho foco no resultado” ou então “meu principal defeito é ser perfeccionista” soam extremamente automáticas e vazias para qualquer recrutador. A grande questão da entrevista não é o que você diz, mas o que fez e o que pode fazer pela empresa.

Busque “rechear” esse tipo de informação com fatos de sua carreira profissional. O foco no resultado, por exemplo, pode ser detalhado com sucessos alcançados em outros projetos e desafios que foram superados.

Fale calmamente e pense antes de agir

Em toda entrevista de emprego que participar, lembre-se da regra de ouro na hora de falar: menos é sempre mais. Quando você expõe sua opinião corre o risco de falar uma grande besteira e acabar com a oportunidade. Mas, muito cuidado! Também é muito importante posicionar-se e demonstrar segurança.

Apesar de parecerem dicas antagônicas, elas na verdade são complementares. Fale apenas quando tiver certeza e quando falar, posicione-se com segurança. Dessa forma, você transparece calma – pois espera sua vez de falar e fala pausadamente – e corre menos risco de falar alguma besteira.

Demonstre respeito pelos seus antigos trabalhos

Quando for questionado sobre os motivos de ter saído de algum trabalho ou projeto, evite falar mal do gestor, da equipe ou de quaisquer outros aspectos. Mesmo que a experiência tenha sido traumática, seja breve nos comentários e fale sempre com respeito.

Quando uma pessoa fala muito mal de trabalhos anteriores, passa a impressão de ser fofoqueira e complicada de lidar. Afinal de contas, se você fala mal agora, o que impede que fale mal quando sair da empresa para a qual está se candidatando?

O mais importante é ter educação, humildade e segurança. Busque informações sobre a empresa e prepare-se!

Venha para a SOS!

Aproveite também para conferir algumas dicas gerais para sua primeira entrevista de emprego ser um sucesso! Quer se profissionalizar e alavancar sua carreira no mercado de trabalho? Conheça também o curso profissional completo e venha para a SOS!

Aproveite para testar suas habilidades para o mercado de trabalho com os Jogos do Conhecimento SOS e garanta até R$ 200,00 em bônus para estudar inglês.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como melhorar sua apresentação pessoal em processos seletivos
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu