BLOG

Como escolher a profissão certa?

Como escolher a profissão certa?
26 de julho de 2016 • 11h20 • atualizada 26 de julho de 2016

Você está quase terminando os estudos e está chegando aquela temida hora de tomar as decisões que serão decisivas para sua futura carreira profissional. Mas é aí que os problemas começam. Qual carreira seguir? Qual profissão será a melhor agora e daqui a alguns anos? Como saber em qual área eu me identifico mais?

Não há como saber com precisão se a sua escolha será, no futuro, a melhor para sua jornada profissional. Porém, a SOS te dá algumas dicas que podem ajudar você a ter uma ideia de como seguir o melhor caminho:

Dicas para escolher a profissão certa

Faça um teste vocacional

Apesar de serem considerados um pouco ultrapassados por apresentarem perguntas genéricas e resultados limitados, os testes vocacionais ainda podem mostrar caminhos para aqueles que não tem certeza de qual área seguir. Se você está em dúvidas sobre quais atividades você se identificaria mais, o teste vocacional pode ser o início de suas escolhas.

Faça o que você gosta

De nada adianta uma determinada profissão ser ótima em relação a vagas e salários se você não se identifica com ela. Claro que o lado financeiro costuma pesar na hora da escolha, mas o mercado de trabalho não é fácil e você precisa ser feliz na sua profissão para manter uma saúde mental e emocional.

Converse com profissionais que atuam na área

Assim que identificar uma área que almeja seguir, pesquise sobre as profissões ou cargos que existem e suas principais atividades. Não tenha vergonha de entrar em contato com profissionais para saber como é o cotidiano deles e seus maiores desafios.

Não é uma decisão para a vida toda

O que o mercado de trabalho tem mostrado é que precisamos quebrar alguns paradigmas. Um deles é de que você precisa fazer o que escolheu para o resto da vida. Esqueça! Hoje as áreas são bem interdisciplinares.

Cada vez mais as empresas estão valorizando profissionais com diversas experiências em muitas áreas. No entanto, isso não quer dizer pedir demissão de todos os trabalhos sem ter um rumo. Se você já iniciou sua carreira em uma determinada função e no futuro descobrir outras áreas mais interessantes, analise com cuidado as possibilidades de mudança.

Ser um colaborador completo é o desejo de todo profissional, em início de carreira ou durante a carreira. Quer aprender mais? Então acesse nosso site e conheça o curso Profissional Completo da SOS. Você aprenderá sobre liderança, trabalho em equipe, criatividade em ambiente de trabalho, empreendedorismo, atendimento, entre outros assuntos que agregarão valores ao seu perfil profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como escolher a profissão certa?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu