BLOG

Carreira como desenvolvedor de apps: por onde começar?

Carreira como desenvolvedor de apps: por onde começar?
18 de julho de 2019 • 17h49 • atualizada 18 de julho de 2019

Trilhar a carreira profissional como desenvolvedor de aplicativos pode soar como um desafio, não é mesmo? Atualmente, esse mercado cresce de forma exponencial e os apps continuam em alta entre os usuários de smartphones e tablets. Mas por outro lado, é difícil acompanhar as novas tecnologias que surgem com extrema velocidade. Então, por onde começar a se preparar para esse segmento profissional? Aqui nós te contamos quais são os conhecimentos-chave que você deve adquirir para começar a sua carreira como desenvolvedor de apps. Acompanhe! 

Estude lógica de programação

Para criar um software ou aplicativo, é necessário pensar em passos lógicos, ou seja, imaginar que um programa funciona como uma receita de bolo. Logo, existe uma sequência de ações que ajudam o usuário a ir de um ponto A até um ponto B, e por isso aprender a estruturar essa sequência lógica e todos os algoritmos de um aplicativo é fundamental. Nesse sentido, a lógica da programação torna-se essencial e deve ser o ponto de partida dos estudos de todos aqueles que desejam se tornar desenvolvedores. 

Conheça as linguagens de programação

As linguagens de programação são essenciais para desenvolver um app, e é importante que você estude bastante e conheça os seus passos e padrões lógicos, sobretudo das linguagens mais usadas no mercado profissional. Esteja atento e perceba as características de cada uma; afinal, algumas são orientadas para objetos, enquanto outras se saem melhor em um sistema operacional específico, por exemplo. Dessa forma, conheça mais de uma linguagem e prepare-se para lidar com situações diversas durante o seu cotidiano profissional. 

Entenda sobre armazenamento de dados

Todas as aplicações móveis geram um fluxo de dados que precisa ser corretamente armazenado. É fundamental conhecer as diferentes opções que podem ser utilizadas para armazenar essa informação e, principalmente, compreender os diferenciais do armazenamento em banco de dados. Ele é o mais utilizado no universo profissional e permite acessar, manipular e atualizar esses dados. Logo, se você deseja ser um desenvolvedor de apps de sucesso, é essencial saber criar e gerenciar esse banco. 

UX e UI são conceitos importantes

O bom desempenho de um aplicativo está diretamente relacionado à qualidade de usabilidade e à experiência do usuário na plataforma, duas questões que envolvem os conceitos de UI Design e UX Design. Em muitos casos, um time de designers acompanha o desenvolvimento de um novo app, mas os desenvolvedores também precisam conhecer esses conceitos e aplicá-los durante a construção da plataforma, tornando-a organizada e intuitiva para o usuário. 

Conheça diferentes IDEs

Os IDEs são ambientes de desenvolvimento voltados para os programadores. De maneira geral, esse recurso não é obrigatório para criar uma aplicação, mas pode otimizar todo o processo, já que possuem recursos como editores de código, depurador e mecanismos de refatoração - o que ajuda a melhorar o código-fonte. Há diversos IDEs disponíveis, por isso não deixe de conhecê-los e compreender qual atende as necessidades do seu projeto. Confira também os IDEs recomendados pelas duas gigantes tech - o Android Studio para apps Android e o XCode para aplicações que rodam em iOS.

Tornar-se um desenvolvedor de apps envolve muito estudo, atenção aos lançamentos do mercado e às preferências do público e, claro, criatividade! Por isso, não deixe de pesquisar sobre esses temas e adquirir cada vez mais conhecimentos. Assim você estará preparado para dar forma a projetos grandiosos e trilhar uma carreira de sucesso! 

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia e sonha em desenvolver os seus próprios apps? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS ajuda você a se diferenciar para o mercado de trabalho. Aproveite e confira os nossos cursos de action script, programador PHP e desenvolvimento de aplicativos

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Carreira como desenvolvedor de apps: por onde começar?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu