BLOG

As principais tendências para o mercado de trabalho no futuro

As principais tendências para o mercado de trabalho no futuro
21 de maio de 2020 • 13h20 • atualizada 21 de maio de 2020

A pandemia de Covid-19 está obrigando diversos setores da sociedade a se adaptarem às medidas de segurança, de isolamento e de cuidado com o próximo. No mercado de trabalho, as mudanças também são significativas e abrem a discussão sobre as tendências para o futuro. Neste texto vamos te mostrar as principais tendências para o mercado de trabalho após este período de isolamento social. Confira!

Flexibilidade do trabalho

Muitas empresas precisaram adotar métodos de trabalho remoto para que seus colaboradores continuassem trabalhando normalmente. A saída mais usada foi o home office, em que o funcionário cumpre as suas obrigações em casa seguindo os horários da empresa, como se estivesse trabalhando fisicamente na sede. Para o futuro, a tendência é que as companhias sejam mais flexíveis sobre esse tipo de trabalho, permitindo que seus funcionários trabalhem de casa.

Revezamento de colaboradores

Seguindo a ideia de que o home office é uma boa alternativa de trabalho, já existe a discussão sobre fazer uma rotação entre os funcionários para que eles trabalhem alguns dias da semana em casa e outros na empresa, gerando menos aglomeração de pessoas em um único espaço e reduzindo os gastos para a empresa.

Medidas de segurança

Ainda sobre o ambiente de trabalho, para o futuro as empresas deverão se preocupar ainda mais com a segurança de seus colaboradores, disponibilizando álcool em gel em diversos pontos do local, seguindo medidas de distanciamento social e estimulando os funcionários a tomar cuidado com as formas de contágio de doenças.

Pensamento coletivo

Em meio a tantas notícias negativas que diariamente tomam conta dos jornais, uma rede de solidariedade e empatia cresce cada vez mais, em que as pessoas estão se importando mais com os outros e buscando meios de ajudar os mais necessitados. No mercado de trabalho, essa é uma habilidade muito valorizada, visto que olhar apenas para si mesmo e agir de qualquer maneira para buscar um objetivo se tratam de ações egoístas.

Profissões do futuro

Cada vez mais, as pessoas estão utilizando os serviços digitais para realizar compras e resolver burocracias. Para que os estabelecimentos estejam aptos a receber essa demanda, as profissões de programação e desenvolvimento de software se destacam, pois são responsáveis pela criação e implantação de sites, plataformas e aplicativos que irão atender as exigências do mercado.

Além disso, outra profissão que é a cara do futuro é a de designer de games. Os profissionais dessa área são os responsáveis pela elaboração e criação de projetos de jogos digitais, como personagens, cenários, movimentos etc. A expectativa é que, com a popularização dos eSports, os designers de games tenham mais espaço para atuarem, já que o consumo desse tipo de conteúdo está aumentando.

Muitas pessoas já estavam acostumadas a fazer compras pela internet, porém, o que antes era feito apenas por conforto, agora é feito por pura necessidade. Para o futuro, espera-se que as pessoas consumam cada vez mais o serviço digital, tanto de delivery de refeições, quanto de outros produtos, como roupas, compras de supermercado, calçados etc. Esse salto na necessidade das empresas de oferecer esse tipo de serviço aos clientes abre um espaço ainda maior para os desenvolvedores e programadores digitais, que terão um amplo mercado de trabalho.

O período em que as pessoas estão ficando em casa está abrindo, também, a janela do conhecimento. Isso porque diversas pessoas estão dedicando um tempo para se profissionalizar ainda mais com cursos on-line, criando, assim, profissionais mais qualificados para o futuro. 

Quer ler mais textos sobre o mercado de trabalho? Acesse o blog da SOS e confira os nossos materiais.

Como fazer networking on-line

A importância de continuar se profissionalizando neste momento

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
As principais tendências para o mercado de trabalho no futuro
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu