BLOG

As 6 áreas do mercado de trabalho que mais vão mudar nos próximos anos

As 6 áreas do mercado de trabalho que mais vão mudar nos próximos anos
24 de maio de 2019 • 15h21 • atualizada 24 de maio de 2019

Ao conversar com uma pessoa com mais idade, provavelmente você vai ouvir coisas como “na minha época os trabalhos eram bem diferentes”. E isso é completamente verdade! Nos últimos anos o mercado mudou bastante, a tecnologia chegou e mostrou que vai ficar. Até mesmo as áreas do mercado de trabalho que conhecemos agora tendem a passar por muitas transformações. Então, para entender tanta mudança assim, você pode conferir nossa seleção com 6 dos setores que mais podem mudar nos próximos anos!

Informática

A tecnologia expandiu consideravelmente os significados do termo “informática”. O que antes se relacionava a computadores, hoje abraça tablets, relógios inteligentes, celulares e o que mais o futuro possa oferecer. As profissões são muito voláteis, tanto em relação a software quanto a hardware. É uma nova linguagem de programação aqui, um novo dispositivo ali, e o profissional precisa manter-se constantemente atualizado para não ficar para trás no mercado de trabalho.

Games

Se em algum momento da história os games já foram vistos como “brincadeira de criança”, hoje em dia a coisa é séria. O mercado do setor cresceu e chega até mesmo a ultrapassar o faturamento de grandes indústrias do entretenimento, como o cinema. A variedade de dispositivos e de plataformas - celulares, tablets, computadores e videogames, por exemplo - juntamente com o uso de termos como gamificação - expandiu o significado de “jogo” e levou a lógica dos games para outras áreas.

Marketing

A área de marketing - bem como outras correlatas dentro da comunicação - já enfrentaram grandes mudanças em razão da tecnologia. Se há 20 anos investia-se a maioria dos recursos em TV, hoje as empresas já destinam boa parte do dinheiro para publicidade em mídias digitais. A tecnologia de big data oferece um mapeamento muito denso do consumidor, dando suas características e seus hábitos de compra para facilitar a criação de campanhas.

Gestão ambiental

“Sustentabilidade” é uma das palavras-chave para entender o futuro! As inovações tecnológicas e o progresso econômico das sociedades terão que se encaixar com a preservação ambiental - além das tentativas de diminuir os impactos já causados. Engenheiros, empresários e diversos outros profissionais deverão trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável.

Produção de energia

Ainda no assunto sustentabilidade, toda a tecnologia, novos carros, equipamentos e tantos outros recursos pedirão um investimento grande na produção de energia. É preciso buscar fontes renováveis e eficientes, em todos os sentidos, até mesmo para as baterias dos smartphones, por exemplo. A redução da poluição já é uma questão importante, que levou governos a propor medidas para impedir o uso de combustíveis fósseis no futuro, como é o caso da Alemanha.

Saúde

A saúde é uma área que tem muito a ganhar com a tecnologia. O uso de big data para mapear a ocorrência de doenças pode ajudar na predição dos sintomas e das zonas de infecção, por exemplo. Além disso, as pesquisas com biotecnologia podem render frutos relacionados a tratamentos e até mesmo à cura de patologias sérias para o ser humano. Os médicos e biólogos do futuro estarão cada vez mais próximos dos computadores e até dos robôs!

Quer saber mais sobre o futuro do trabalho? Então continue acompanhando nosso blog!

7 profissões que serão essenciais no futuro do Brasil

As tecnologias que mudarão as cidades no futuro

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
As 6 áreas do mercado de trabalho que mais vão mudar nos próximos anos
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu