BLOG

8 habilidades para quem quer trabalhar em startups

8 habilidades para quem quer trabalhar em startups
17 de setembro de 2019 • 16h06 • atualizada 17 de setembro de 2019

Quem quer se destacar no mercado de trabalho sabe que é necessário ter dedicação e estar sempre aperfeiçoando as suas habilidades profissionais, não é mesmo? Com as startups não é diferente! Esse modelo de negócio exige que os profissionais tenham algumas habilidades afiadas. Dependendo do seu local de trabalho, é necessário desenvolver características específicas, valorizadas pelas empresas, e que são diferenciais no processo de candidatura. Reunimos oito habilidades que você deve ter para trabalhar em uma startup. Confira! 

Boa comunicação

Ser um trabalhador que saiba se comunicar é essencial para uma startup. É a forma de expressar ideias e apresentar os projetos da sua empresa com clareza e construir relacionamentos com os colegas de trabalho e clientes. Muitas startups estão no ramo da tecnologia e abordam assuntos mais complexos, por isso qualquer informação que não seja compreendida de forma correta pode comprometer os negócios.

Espírito de equipe

Ter uma postura colaborativa e saber lidar com diferentes perfis e opiniões é importante para trabalhar em equipe e ser um bom profissional. O trabalho em grupo é valorizado pelas empresas, pois os resultados são positivos para todos quando há colaboração. 

Ser criativo

Diante de um problema, os profissionais que conseguem identificar soluções diferentes e criam métodos de trabalho mais eficazes destacam-se facilmente. No ambiente de trabalho, estes são os motivos pelos quais a criatividade é valorizada: a capacidade de inovação e ousar com as ideias. Sair do convencional é uma ótima alternativa para enfrentar e resolver desafios!

Perfil multitarefas

Quem quer trabalhar em uma startup deve estar preparado para desempenhar diversas tarefas, ou seja, ter o perfil multitarefas, muito valorizado por esses negócios. Esses empreendimentos começam pequenos e, na maioria dos casos, não possuem muitos funcionários, por isso quem participa deve conseguir realizar várias atividades diferentes. 

Proatividade e confiança

Ser proativo é fundamental. E quando a empresa ainda está em processo de desenvolvimento, toda a equipe deve estar conectada com o projeto. Esteja preparado para assumir responsabilidades e tomar iniciativas sempre que der. Também é importante ter confiança para lidar com objetivos e alcançá-los por um caminho em que você tenha segurança. 

Aperfeiçoamento e atualização

Para ser um bom profissional, é importante sempre estar em busca de desenvolvimento, aprender coisas novas, sair da zona de conforto e ficar atualizado na sua área. Amplie o seu repertório de conhecimento e fique ligado nas novidades do seu ramo: faça cursos, participe de congressos, palestras… com certeza isso será bom para você e para a empresa! 

Autogestão

A autonomia é uma das características mais requisitadas pelas startups. É preciso saber gerir o tempo e ser responsável por conta das mudanças de hierarquia e por não existir um manual para as atividades. Só assim a produtividade é mantida. Utilizar agendas e calendários são ótimas alternativas para não perder prazos de entregas, por exemplo. A autogestão é uma habilidade que controla a liberdade que existe em uma startup, mas sem limitações maiores!

Saber trabalhar sob pressão

Por realizar baixos investimentos para abrir o negócio e começar a praticar as ideias, muitas startups buscam os “investidores-anjos”, que são como financiadores. Assim, é comum a cobrança excessiva para atingir metas e apresentar resultados para os investidores rapidamente, por isso é fundamental lidar com a pressão de forma que a produtividade não se perca. As startups podem ser ambientes descontraídos, mas as exigências são constantes e você deve saber trabalhar com isso.

Trabalhar em uma startup é diferente, divertido e você sempre aprenderá algo novo. Apresentando essas habilidades exigidas, com certeza você vai conseguir se adaptar ao ambiente e às atividades com facilidade! Aprimore ou aprenda essas características e conquiste seu lugar no mundo das startups! 

Fique ligado no nosso blog e leia mais sobre mercado de trabalho:

Como se manter atualizado no mercado de trabalho

7 profissões que serão essenciais no futuro do Brasil

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
8 habilidades para quem quer trabalhar em startups
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu