BLOG

5 principais erros em uma entrevista de emprego

5 principais erros em uma entrevista de emprego
09 de julho de 2015 • 10h58 • atualizada 09 de julho de 2015


Demonstrar confiança e profissionalismo em um processo seletivo é essencial, mas mentir sobre você para isso é errado. Essa é uma das dicas da coach executiva Heloisa Machado, diretora de comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional).

“Algumas atitudes afastam o candidato da empresa e não geram empatia por parte do entrevistador, sentimento fundamental para o profissional ser considerado nas novas etapas do processo seletivo”, alerta Heloisa.

Veja a seguir quais são as principais atitudes erradas em entrevistas de emprego.

1. Tentar ser alguém que você não é

“Responder às perguntas para agradar o entrevistador, e não para dizer o que é real, é um erro”, diz. Se você é tímido, não tente parecer diferente disso, pois suas atitudes serão forçadas e logo percebidas. “Use sua personalidade sem medo”, recomenda Heloisa.

2. Chegar atrasado

Programe-se para chegar mais cedo e evitar imprevistos de trânsito. “No entanto, se você atrasar, contate a pessoa que irá encontrar e avise-a. Peça desculpas pelo transtorno e explique como se programou para que isso não acontecesse”, sugere a coach.

3. Usar roupas que chamem muito a atenção

Roupas sóbrias são a melhor opção. “O intuito da entrevista é o seu conteúdo, histórico profissional e carreira, então a vestimenta não deve ser o foco”, lembra.

4. Comunicar-se de forma inadequada

“O uso de linguagem inapropriada pode ser aceito em alguns ambientes mais descontraídos, mas fique atento primeiro ao modo como se fala na empresa”, indica a diretora de comunicação. Além disso, responda apenas o que lhe foi perguntado: “As melhores respostas são claras, vão ao centro do que é questionado e esclarecem o que se quer verificar”.

5. Não ser sincero

Mesmo quando perguntado sobre sua saída do emprego anterior, seja objetivo e responda e sua visão da história, sem falar mal da empresa ou de seus antigos colegas de trabalho. “Mostre que evoluiu e aprendeu com o episódio”, diz Heloisa. “Citar quem o ajudou em sua trajetória profissional e com quem aprendeu mostra sua humildade e vontade de obter conhecimentos sempre”, conclui.
 

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
5 principais erros em uma entrevista de emprego
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu