BLOG

Inglês: por que certificações são importantes para o currículo?

Inglês: por que certificações são importantes para o currículo?
27 de setembro de 2019 • 17h46 • atualizada 27 de setembro de 2019

Sabemos que o domínio de um segundo idioma é essencial para ter um diferencial e destacar-se no mercado de trabalho. Esse é um caminho para conquistar boas oportunidades e crescer profissionalmente, por isso as certificações em inglês são importantes para o currículo. Muitas empresas exigem a fluência em inglês e querem provas do conhecimento do idioma e, por meio desses diplomas, é possível comprovar seu nível de proficiência na língua. 

Os certificados emitidos pelas escolas de idiomas ou instituições internacionais confirmam o conhecimento da língua inglesa adquirido pelos alunos durante os cursos. Além desses certificados, existem as certificações internacionais de proficiência em um idioma, diplomas válidos mundialmente e conquistados na realização de exames como IELTS e TOEFL, que comprovam o nível do seu inglês. Reunimos outros motivos para você entender a importância das certificações para o seu currículo. Acompanhe o post!

Confirmam o aprendizado no curso

É importante ficar atento ao curso que está fazendo! Confirme se ao final dele você terá um certificado sobre o que aprendeu. No currículo, coloque as informações que são possíveis de comprovar, como os conteúdos vistos, a carga horária cumprida e as atividades realizadas, além de outras experiências importantes que você acha interessante mostrar que viveu durante o tempo de estudo do idioma. 

Impulsionam a carreira

Cargos mais altos nas empresas exigem um bom conhecimento da língua inglesa, então ter domínio e um certificado são grandes passos para alcançar a posição desejada. Mesmo que não seja exigido para posições iniciais, como estagiário, um segundo idioma é pré-requisito para crescer na empresa e ter sucesso na carreira. Os profissionais são considerados mais qualificados e são valorizados para mudanças de área ou cargo por darem conta de se comunicar em um segundo idioma. Além das promoções de cargo, ter conhecimento em inglês pode oferecer salários maiores em determinados cargos, como de auxiliar e de supervisão. Então, entre na empresa pensando no seu futuro nela!

Abrem portas em grandes empresas

Falar inglês não é suficiente para trabalhar em grandes companhias internacionais. É preciso provar que você adquiriu conhecimento no idioma. Por isso, quem não tem domínio é eliminado logo nas fases iniciais do processo seletivo. Mesmo que as empresas tenham unidade no Brasil, o inglês é muito usado nos trabalhos cotidianos, pois os profissionais têm interações frequentes com a matriz em outro país. Por isso, é importante garantir que os contratados sejam fluentes em inglês para realizar as atividades sem maiores dificuldades que possam atrapalhar a produtividade e os resultados da empresa. 

Mostram preparo para experiências no exterior

Hoje em dia, uma carreira internacional é cada vez mais desejada pelos profissionais. Trabalhar em outro país, seja definitivamente, em intercâmbios ou até mesmo em viagens trabalho, é um dos fatores para a satisfação profissional. Seria incrível você ser visto como um ótimo membro da equipe e ter o mérito de ser escolhido para participar de uma reunião em outro país por conta da sua fluência em inglês, não é mesmo? Se esse é um dos seus desejos, ter um certificado em inglês é o primeiro passo para as portas se abrirem e você conseguir um emprego em outro país, mesmo que a língua inglesa não seja o idioma oficial do local. 

Expandem a bagagem cultural e intelectual

Se é possível comprovar que você fala, escreve e entende inglês, com certeza será mais valorizado pois investiu tempo e se esforçou para aprender um segundo idioma e aprimorar as suas habilidades para alcançar os seus objetivos. Mostrar-se como uma pessoa que possui mais conhecimento, uma bagagem cultural que adquiriu durante os estudos do idioma e mais vontade de aprender é muito bem visto no mercado de trabalho. Além disso, mostra que você gosta de desafios e de encarar novos aprendizados!

Permitem adquirir mais conhecimentos

Complementando o que citamos no tópico anterior, por ter conhecimento em inglês, é possível acessar materiais nesse idioma que agregam à sua carreira: desde ler notícias em inglês e publicações acadêmicas, até participar de congressos e workshops em outros países. Ou seja, ter um certificado em inglês gera oportunidades de vivência que vão valorizar o seu currículo e seu conhecimento profissional.

Como informar o nível de inglês no currículo?

É fundamental ser sincero sobre o seu nível de inglês. Não coloque no seu currículo que você tem um nível maior de conhecimento do que realmente tem. Se as opções são básico, intermediário ou avançado, informe aquele que se encaixa com seu aprendizado, conforme seu tempo de estudos. Diga em qual escola você estudou ou está estudando, ou deixe claro se você é autodidata ou estuda com professor particular. 

Você não quer correr o risco de passar por constrangimentos durante os processos seletivos, como conversas e testes, sendo requisitado com habilidades de um nível, porém tendo outro, certo? Os empregadores buscam candidatos verdadeiros, dos quais sabem o que esperar e como as habilidades existente podem contribuir para o cargo e a empresa. Também é importante saber como as empresas avaliam as capacidades dos candidatos, como funciona o processo em relação ao idioma e, claro, não esquecer de valorizar o certificado que você conquistou! 

Investir em um curso para aprender uma segunda língua, é uma forma de conquistar habilidades que constroem o sucesso da sua carreira e que fazem diferença no seu futuro, como uma visão profissional ampliada e uma forma de abrir caminhos para novas oportunidades. Que tal começar agora um curso de inglês com certificação? Nós da SOS oferecemos para você! Conheça os cursos de inglês e continue acompanhando o nosso blog: 

Seu inglês é suficiente para o mercado de trabalho?

Termos em inglês para seu currículo

Venha para a SOS!

Você quer aprender inglês e se destacar no mercado de trabalho? Saiba mais sobre os cursos da SOS e comece a desenhar seu futuro!
 

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Inglês: por que certificações são importantes para o currículo?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu