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O que faz um profissional de marketing digital?

 O que faz um profissional de marketing digital?
31 de janeiro de 2019 • 15h08 • atualizada 31 de janeiro de 2019

Pode se entender como “marketing” uma série de processos relacionados ao desenvolvimento e a venda de produtos e serviços. É uma área que envolve também a construção de marcas e o relacionamento com os seus clientes. Por mais que esteja muito associado com empresas privadas, também pode ser utilizado por governos, por instituições e até mesmo por pessoas físicas.

O marketing digital é o mesmo conjunto de práticas, só que voltadas para as ferramentas on-line. O objetivo é divulgar um produto, um serviço ou uma ideia e se comunicar com as pessoas através de sites, e-mails, redes sociais e qualquer outro recurso digital.

O que o profissional estuda

O marketing digital é considerado uma área dos estudos de humanas. Mas não se pode negar que possui um pé bem fincado também nas exatas. Nesse sentido, os principais temas estudados nos cursos são:

Comunicação social

O marketing digital pode ser considerado um dos produtos da comunicação, já que ele usa o próprio meio digital para propagar informações das mais diversas. O objetivo final é vender mais produtos - sejam eles algo físico, sejam apenas ideias - e para isso, é preciso atingir o público e passar a mensagem de maneira clara e objetiva.

Economia

A área possui forte relação com os estudos de finanças. É bem possível encontrar profissionais formados nos cursos de economia ou de gestão financeira trabalhando no setor. Isso porque o marketing responde muito ao financeiro no que tange ao uso do orçamento e à busca de melhores maneiras para comunicar-se bem e vender mais.

Gestão de negócios

É fundamental que o profissional de marketing digital saiba como funciona uma empresa. A experiência na gestão de negócios, na administração e até mesmo em algumas engenharias - como a de produção - contribui para que se trabalhe de maneira integrada com todo o desenvolvimento da companhia. A área de publicidade não deve estar isolada, mas sim fazer parte de toda a estratégia da marca.

Programação

Entender de tecnologia é um requisito básico para se trabalhar na área. Pense que você estará o tempo todo trabalhando com o computador e buscando soluções para comunicar-se pela internet através dos mais diversos gadgets. Não precisa necessariamente ser um programador, mas saber como se dá o funcionamento da rede, de sites e de outras plataformas é fundamental.

Excel

Planilhas são recursos sempre utilizados no dia a dia do profissional. São muitas campanhas, acessos orgânicos, custo por cliente e tantos outros dados que precisam ser administrados. Por isso, dentro ou fora da faculdade, é preciso aprender a utilizar o Excel de maneira proficiente.

Funções do marketing digital

Os itens abaixo trazem funções do marketing digital mais focado no setor privado, envolvendo os mais variados mercados de negócios. Quem trabalha com esportes, governos, celebridades e instituições pode encontrar algumas práticas um pouco diferentes.

Criação e otimização de sites

Não são apenas as empresas de e-commerce que investem na criação e na manutenção de sites. Possuir uma presença digital fortalecida é o objetivo de outros tantos tipos de companhias que podem estar longe de vender pela internet. Tudo isso porque, já que o consumidor está na rede, a marca também precisa estar.

O marketing de conteúdo é uma importante estratégia utilizada para trazer relevância ao site e para manter a atenção dos futuros clientes. A prática consiste na criação de blogs com publicações periódicas que tratam de diversos assuntos, principalmente os que estão relacionados com as preferências do público-alvo da empresa.

O SEO - Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Busca - refere-se a um conjunto de técnicas com o objetivo de posicionar os sites e outras páginas ligadas à marca em buscas do Google. Quando você pesquisa certo termo no buscador, ele te confere uma série de resultados, não é mesmo? A ordem com que eles aparecem é dada por uma série de fatores, como usos de palavras-chave, velocidade de carregamento e mais de 200 outros critérios.

Redes sociais

A redes sociais - exemplificadas principalmente por Facebook, Instagram e Twitter - se tornaram relevantes fontes de entretenimento e de obtenção de informação. Atualmente são canais diretos para as marcas se comunicarem com os clientes e para conquistar novos mercados. Pense consigo mesmo: você já consumiu algum produto que viu em alguma rede social?

Cabe ao time de marketing digital pensar nos conteúdos e nos anúncios que levem a informação até você, comunicando da melhor maneira todas as qualidades do produto ou do serviço. Além disso, a manutenção de publicações periódicas nas páginas contribuem para a construção de um relacionamento entre a marca e o cliente, o que ajuda muito a ampliar as vendas.

Criação de campanhas publicitárias

Os profissionais de marketing digital são responsáveis pela criação de anúncios publicitários para as mais diversas ferramentas, como o Facebook e o Google. Os objetivos podem ser vários: venda direta de produtos, download de algum aplicativo, contratação do serviço, ou simplesmente um cadastro de pessoas interessadas. Cabe ao time estratégico da marca verificar o que melhor combina com cada momento e com cada orientação que a empresa está seguindo.

Análise de resultados

Uma grande vantagem do marketing digital em relação ao off-line é que ele oferece métricas mais precisas. Suponha que você colocou uma campanha no Facebook para vender um curso de informática cujo objetivo era obter cadastros de pessoas interessadas. Para isso, você estabeleceu um orçamento de mil reais. No gerenciamento da plataforma - seja ela  qual for - haverá dados sobre o número de cliques no link, cadastros e outras informações relevantes.

Com a análise cuidadosa dos dados, o profissional de marketing digital consegue saber quanto cada cliente custa para a empresa. Além disso, estará incumbido de procurar maneiras para otimizar os anúncios e trazer mais interessados com o gastos menores.

Obtenção de insights

O marketing pode - e até deve - trabalhar integrado com outras áreas de estratégia da empresa. Os números das campanhas, a análise do público-alvo e pesquisas gerais de interesses trazem importantes insights para a criação de produtos e para a melhora da comunicação com o cliente. Assim, é preciso que o profissional mantenha contato com a área de desenvolvimento da empresa, buscando utilizar as informações da publicidade para ser mais assertivo nas estratégias criadas.

Carreiras

O analista de marketing digital é o profissional responsável por um escopo geral da área, que envolve a criação, a manutenção e a análise de campanhas publicitárias, bem como das partes orgânicas de sites e redes sociais. Porém, no setor ainda é possível encontrar as funções segmentadas em diferentes carreiras, como:

Redator de conteúdo

É responsável pela produção de textos para alimentar os blogs e os sites das marcas. O seu trabalho concentra-se em uma escrita de publicações condizentes com o direcionamento de discurso da empresa. O profissional também pode criar as publicações das redes sociais e de e-mail marketing, por exemplo.

Social media

Cuida dos perfis nas redes sociais. Seu trabalho envolve tanto a criação de publicações quanto respostas aos comentários e às mensagens enviadas pelas pessoas. O profissional também pode ser responsável por gerir os anúncios nas plataformas específicas.

Analista de SEO

Trabalha com as técnicas de otimização para os buscadores, procurando manter as páginas da marca bem ranqueadas nos resultados do Google. Para isso, o profissional utiliza seus conhecimentos em programação e comunicação, principalmente.

Onde trabalhar?

Há dois destinos principais para os profissionais de marketing digital. São eles:

Dentro das empresas

O profissional é contratado para trabalhar diretamente dentro de alguma empresa ou instituição, no governo, num time esportivo etc. Pode haver ou não um departamento responsável pelo marketing; tudo vai depender do tamanho da marca e dos recursos disponíveis para a área de comunicação e de publicidade. Nesses casos, é comum que se gerencie apenas o que for relativo à própria empresa.

Em agências

O profissional é contratado para trabalhar em empresas especializadas em comunicação, as famosas agências de publicidade ou de conteúdo. Atualmente, há quem atue em locais que realizam campanhas publicitárias off-line, há quem trabalhe em agências focadas apenas na performance digital das marcas. Aqui, o responsável pelo marketing poderá cuidar de várias contas diferentes, fazendo uma coisa para cada empresa.  

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Analista de marketing digital

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