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Guia de profissão: Auxiliar de recursos humanos

Guia de profissão: Auxiliar de recursos humanos
23 de agosto de 2016 • 10h07 • atualizada 23 de agosto de 2016

Praticamente todas as empresas da atualidade contam com um setor de recursos humanos, o famoso RH. É no RH que todas as atividades relacionadas à gestão dos funcionários acontecem. Por isso, além da figura do gerente ou coordenador de área, temos o auxiliar de recursos humanos, cujas atividades são relacionadas a dar suporte a todos os processos administrativos da área.

O que um auxiliar de recursos humanos faz?

O auxiliar de RH ajuda a realizar os processos de todo o departamento pessoal, que abrangem desde o controle de frequência dos funcionários e cálculo da folha de pagamento, até o lançamento de dados em sistemas de gestão, coleta de assinaturas em holerites e outras rotinas pertinentes ao setor.

Como muitos destes controles estão relacionados a outros departamentos, como contabilidade, financeiro e jurídico, o auxiliar de recursos humanos deve ter um relacionamento bom com os demais setores e funcionários, já que é seu dever orientar a equipe em todas as questões relacionadas à gestão de pessoas.

O recrutamento e seleção é um dos processos mais comuns nos setores de RH e demanda um esforço conjunto da equipe de gestão de pessoas junto aos setores. Após a contratação, é dever do RH também promover a integração dos novos funcionários, isto é, orientar seu comportamento e afazeres nos primeiros dias de trabalho.

Dia a dia de um auxiliar de recursos humanos

Apesar de variar de acordo com a empresa ou organização, a rotina de atividades em um departamento pessoal é dividida por meio da quantidade de funcionários desse setor. Um auxiliar de recursos humanos têm algumas atribuições e responsabilidades diárias:

  • Estimular a manutenção da cultura, missão, visão e valores da empresa;
  • Tirar dúvidas de qualquer funcionário ou prestador de serviço em relação a informações sobre a empresa;
  • Entrar em contato com candidatos para agendar entrevistas e testes de seleção;
  • Estar presente nos processos seletivos, treinamentos, entrevistas, capacitações e cursos administrados dentro da empresa;
  • Corrigir os resultados das avaliações e testes relacionados às novas vagas em aberto na empresa;
  • Gerenciar quadros de aviso e assegurar que todas as informações presentes estão atualizadas;
  • Ajudar os analistas no processo de gestão de ponto, liberação de pagamentos e outros benefícios como férias e décimo terceiro salário.

Características para ser um bom auxiliar de recursos humanos

Cada empresa pode determinar o perfil ideal de um auxiliar de recursos humanos de acordo com as suas necessidades, sendo que algumas solicitam apenas o ensino médio completo. Mesmo assim, para aumentar as chances de uma colocação profissional e garantir melhores salários, é recomendado que o auxiliar possua capacitação.

A formação garante o domínio da linguagem e dos procedimentos habituais na profissão. De qualquer forma, um auxiliar de recursos humanos precisa contar com habilidades como uma excelente comunicação interpessoal, disciplina, compreensão global de processos e muita concentração. Dominar ferramentas do Microsoft Office como o Excel, sistemas de gestão de pessoas e controle de ponto também são grandes diferenciais, já que o uso dessas ferramentas permite otimizar o trabalho e aumentar a eficiência do setor.

Qual o salário médio?

As relações interpessoais estão cada dia mais valorizadas no ambiente corporativo, pois é a partir de um ambiente agradável de trabalho que se conquista melhores resultados. Sendo assim, o auxiliar de recursos humanos tem sido um dos profissionais mais buscados no mercado.

Para quem tem qualificação, o salário de auxiliar de recursos humanos fica em torno de R$ 1,7 mil mais benefícios, ou seja, está aí uma grande oportunidade de você crescer no mercado e ter uma excelente profissão!

Como ter sucesso no mercado de trabalho?

Para que você o seu sucesso seja uma realidade, a SOS preparou diversos cursos levando em consideração as demandas de mercado e a probabilidade dos alunos conquistarem boas vagas de emprego.

A qualificação em Assistente Administrativo da SOS visa a capacitação profissional da área administrativa com uma visão ampla sobre as principais técnicas de gestão de pessoas. A matéria de Departamento Pessoal abrange Direito do Trabalho, elaboração de contratos, admissões, cálculos de pagamentos, entre outros.

Já nas qualificações em Gestão Empresarial Essencial e Profissional Completo, a matéria Auxiliar de Recursos Humanos visa abranger o conhecimento da estrutura da área, assim como o papel e funções de um auxiliar, aprendendo de forma prática e interativa.

O mercado de trabalho está sempre esperando por um bom profissional. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site da SOS e conheça agora os cursos que a SOS pode oferecer para seu futuro. Aproveite para testar suas habilidades para o mercado de trabalho com os Jogos do Conhecimento SOS e garanta até R$ 200,00 em bônus para estudar inglês na SOS.

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