BLOG

Linha do tempo: do Fifa 94 ao Fifa 20

Linha do tempo: do Fifa 94 ao Fifa 20
13 de janeiro de 2020 • 09h28 • atualizada 13 de janeiro de 2020

Os jogos de futebol de videogame são clássicos que fazem parte do cotidiano de muitos apaixonados pelo esporte. Com a tecnologia se desenvolvendo a todo vapor, os gráficos estão cada vez mais reais e cheios de recursos, mas nem sempre foi assim! O jogo Fifa, lançado em 1993, era muito diferente do que estamos acostumados a ver hoje em dia. Neste texto vamos te mostrar a evolução desse game, do primeiro ao mais recente lançamento.

Fifa 94 - O primeiro

Lançado em 15 de julho de 1993, o jogo chegou ao mercado com o nome de “Fifa Soccer” e fez muito sucesso ao mostrar a evolução da inteligência artificial para a época. No game, os jogadores seguiam o esquema tático escolhido pelo usuário, havia a presença do árbitro em campo, a torcida reagia aos lances e, como foi lançado um ano antes da Copa do Mundo de 1994, as opções de equipes disponíveis eram as seleções classificadas para o Mundial.

Fifa 95 e 96 - Mais times e campeonatos

Na edição seguinte, a desenvolvedora EA Sports decidiu acrescentar alguns times e ligas à lista de opções para o usuário. Isso causou uma euforia nos fãs, que agora tinham a chance de jogar com o time para o qual torciam na vida real. Os jogadores tinham nomes genéricos, mas seguiam algumas características dos grandes craques da época.

O Fifa 96 seguiu a linha do antecessor, com a diferença de que foram adicionados os nomes de jogadores reais dos times. Era possível comandar ídolos brasileiros, como Ronaldo, Roberto Carlos, Cafú e Romário, além da possibilidade de transferência de jogadores entre os clubes.

Fifa 97 e 98 - Inovações 

A quarta edição do game levou aos jogadores uma novidade: a possibilidade de jogar futebol de salão com algumas regras diferentes, como a ausência de lateral. Porém, alguns bugs na jogabilidadeimpediram que o jogo fizesse mais sucesso.

Compensando os problemas anteriores, o Fifa 98 inovou em diversos aspectos, como as opções de dribles, finalizações mais sofisticadas e diferentes estádios para o usuário escolher para jogar. Os campeonatos disponíveis eram os mesmos que os das versões anteriores, além da Eliminatória para a Copa do Mundo de 98, com todas as seleções que disputaram a última edição do Mundial.

Fifa 99, 00 e 01 - Licenciamento e novos gráficos

O Fifa 99 é importante para a série, pois foi o primeiro a ter um esboço mais realista das camisas dos times, com patrocínios e emblemas muito parecidos com os originais. 

A edição seguinte do game já contava com o licenciamento dos clubes, então os uniformes, escudos e estádios eram os mesmos da vida real. Essa mudança exigiu que os concorrentes também fossem atrás da permissão dos clubes para atualizar as suas edições. As opções de ligas e times também foram aumentadas. 

No ano 2000, foi lançado o Fifa 01 e, com ele, gráficos ainda mais realistas. O número de equipes disponíveis também cresceu.

Fifa 02 ao 09 - Evoluções nos gráficos e habilidades

A partir do Fifa 02, foi adicionada a barra de desempenho do atleta, que mostrava quando ele estava cansado e caía de rendimento durante a partida, tornando-se mais fácil saber quando era necessário fazer uma substituição.

A cada nova edição do game, a evolução dos gráficos e da jogabilidade era notada com facilidade. As partidas se tornaram mais disputadas, o controle dos atletas ficou mais difícil e cada ação em campo ficou mais parecida com a real. Outros recursos ficaram populares, como o modo carreira, a transferência de jogadores entre as equipes e a criação de atletas para integrá-los a um elenco.

Fifa 10, 11 e 12 - Novas plataformas e versão demo

A partir do Fifa 10, as mudanças não foram só na parte gráfica. A maneira de distribuição do jogo também mudou, estando presente em diferentes plataformas, como consoles, computadores e celulares. As habilidades dos atletas também foram evoluídas e tornaram-se cada vez mais reais, gerando grandes expectativas para o futuro das edições.

Antes dos lançamentos, os fãs da série puderam testar o game com uma versão demo, que consistia em poucos times e partidas mais rápidas. Para ter acesso a essa prévia, os gamers baixavam o jogo na loja virtual do seu console. Essa ação fez tanto sucesso que continua até hoje.

Fifa 13, 14, 15 e 16 - Popularização das partidas on-line

Além de aumentar o licenciamento das equipes e dos campeonatos, a grande inovação foi disponibilizar a chance de realizar partidas on-line, ou seja, com outras pessoas em diferentes cantos do mundo.

Fifa 17, 18 e 19 - Modo história

Essas três edições ficaram marcadas pelo modo história, chamado “A Jornada”, na qual o usuário comandava um jogador inglês chamado Alex Hunter, que dava seus primeiros passos no Campeonato Inglês. Era possível comandar o atleta durante os jogos e tomar decisões que influenciariam os rumos de sua carreira. Essa opção teve seu encerramento no Fifa 19, já apresentando Alex como um jogador experiente e vitorioso.

Além disso, no Fifa 17 o futebol feminino foi incluído nas opções de partidas, com as seleções e a opção de jogar a Copa do Mundo Feminina de Futebol.

Fifa 20 - Cada vez mais real

A edição mais recente do game já está no mercado! Devido à enorme evolução tecnológica dos últimos anos, o game está muito realista, captando as expressões, trejeitos e características muito peculiares dos atletas reais. As partidas estão mais difíceis, exigindo que o gamer tome decisões corretas no momento correto, se aproximando do mundo real.

Conte para nós qual foi a sua edição favorita desse game tão querido pelos fãs de jogos de esporte. Confira outros textos sobre games em nosso blog.

Você sabe tudo sobre games?

Os games mais difíceis de todos os tempos

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Linha do tempo: do Fifa 94 ao Fifa 20
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu