BLOG

Descubra se o desenvolvimento de games é a carreira certa para você

Descubra se o desenvolvimento de games é a carreira certa para você
28 de junho de 2018 • 10h07 • atualizada 28 de junho de 2018

O crescimento do mercado de games inspirou a ascensão de uma profissão que não era tão falada até poucos anos atrás: desenvolvedor de jogos. A área atrai aqueles que gostam de tecnologia, mas será que você realmente está apto ou só curte mesmo jogar? Para te ajudar, nós criamos uma lista com algumas características comuns aos profissionais do ramo. Descubra se você combina com a maior parte delas!

Aprender a programar

A base para o desenvolvimento de jogos é a programação, responsável pelas linhas de código que formam os comandos para executar as ações dentro dos games. O criador deve estar disposto a aprender as mais variadas linguagens, tornando-se apto a produzir para as mais diversas plataformas, como o mobile, por exemplo.

Gostar de matemática e lógica

A criação de jogos envolve problemas de matemática e lógica, seja na programação ou mesmo durante a própria concepção do game. Diversas vezes, é preciso pensar em saídas para as ações dentro jogo, prever atitudes do jogador e oferecer as melhores alternativas à narrativa. Tudo isso pode utilizar cálculos matemáticos e problemas lógicos.

Saber trabalhar em grupo

O desenvolvedor dificilmente trabalhará sozinho. São vários os profissionais envolvidos durante todo o processo, como programadores, roteiristas, designers e até publicitários. Portanto, é importante ser uma pessoa flexível, de modo que te permita se dar bem com os colegas e resolver os problemas da melhor maneira.

Possuir noções de design

Se “por dentro” os games são formados por códigos de programação, “por fora” é necessário possuir uma interface bem-feita que chame a atenção do jogador e seja convidativa a jogar. Parte do trabalho também se concentra na criação de ilustrações, como mapas ou acessórios. Pode ser que você não chegue diretamente a desenhar, mas é recomendável possuir boas noções de design, até mesmo para dar instruções sobre o que pensou para a narrativa.

Gostar de escrever

O roteiro é uma parte fundamental da criação, pois é a história do jogo que vai torná-lo atrativo. É preciso estruturar todos os pontos que compõem a narrativa, construindo os caminhos que ela pode tomar. Dentro de grandes empresas de jogos, é provável que haja roteiristas especializados para o trabalho. Porém, em produções com um orçamento mais enxuto, cabe aos próprios desenvolvedores realizar a função. Por mais que escrever não seja o seu forte, é importante pelo menos possuir boas noções de como contar histórias.

Ser observador

Antes do lançamento, os games passam por repetidos testes, buscando encontrar os possíveis bugs e as imperfeições que não podem estar no produto final. Os desenvolvedores, então, devem dispor de um olhar atento, que ajude tanto com a revisão das linhas de código quanto dos detalhes do cenário do jogo.

Ser persistente

Criar jogos é um trabalho cuidadoso, que pede diversas revisões e correções. Os criadores podem até mesmo passar um bom tempo resolvendo problemas que travam todo o processo, como jogar a mesma fase centenas de vezes. É necessário assimilar isso e estar disposto a passar horas atentando-se a pequenos detalhes e buscando por soluções.

Entender que não é tudo diversão

Tenha em mente que não é porque você gosta muito de jogar que a profissão de criador de games será um mar de rosas. O desenvolvimento de um produto como esse pede um trabalho feito com muito cuidado e dedicação, fruto de muito estudo e preparação por parte do profissional.

É importante lembrar que você não precisa ser um expert em todas as competências listadas nesse post, mas sim estar apto a estudar o suficiente para chegar lá. Aqui no blog da SOS, nós te ajudamos a conhecer as maiores tendências do mundo da tecnologia e dos games. Confira:

Videogames do futuro: como eles vão ser?

5 jogos em que você pode escolher o final

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Descubra se o desenvolvimento de games é a carreira certa para você
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu