BLOG

Fórmulas do Excel que vão aparecer no seu teste de entrevista de emprego

Fórmulas do Excel que vão aparecer no seu teste de entrevista de emprego
18 de agosto de 2016 • 09h23 • atualizada 19 de agosto de 2016

O Excel é um software usado por milhares de companhias, independente do setor em que trabalham ou do tamanho. Ele é usado em função da sua flexibilidade e funcionalidade no momento de organizar e analisar dados. Para auxiliar nos cálculos, são usadas fórmulas para controlar as finanças, inventários, vendas, qualidade, insumos, produção e outras áreas das organizações. E, realmente, o programa fornece um arsenal de funcionalidades.

Infelizmente, muita gente não conhece bem as possibilidades do Excel e acaba não tirando o maior proveito da ferramenta. A SOS mostra algumas funções do Excel que são bastante usadas no dia-a-dia de trabalho, principalmente em empresas.

Fórmulas do Excel

=SOMA

Essa é uma das funções mais conhecidas do Excel. Sua utilidade é somar os valores existentes nas células selecionadas. A função soma é muito útil para orçamentos e tábuas de custos e você pode marcar um intervalo e o programa diretamente vai informar o valor da soma total. Para usar a fórmula, você só precisa clicar na célula onde quer que o resultado seja exibido e escrever =SOMA.

Depois, é só manter a tecla CONTROL apertada e clicar com o mouse nas células que você quer somar. Depois de selecionar o intervalo, é só apertar ENTER e o resultado vai aparecer na célula onde você escreveu a função. Você pode selecionar células específicas ou mesmo escolher as que você queira, ainda que não estejam alinhadas. Por exemplo: =SOMA(A2;A5), a função então devolve o cálculo do valor total do intervalo de células entre a A2 e a A5.

Como somar no Excel - Fórmula de soma

=CONCATENAR

Essa é uma ótima função para unir os conteúdos de duas células diferentes. Por exemplo: selecione a célula que você quer ver as informações unidas e escreva =CONCATENAR, escolha a primeira célula e logo depois a segunda. Após dar ENTER, você verá o conteúdo destas células unidas como um texto único.

Um uso possível é quando queremos unir informações de diferentes assuntos como nome e profissão ou nome e sobrenome. Digamos que na célula A2 você tem o nome “Júlio Paiva” e na B2 a palavra “fotógrafo”. Neste caso, para juntar os conteúdos destas células, escreveríamos: =CONCATENAR(A2;B2). Neste caso, com a fórmula sem espaços, as informações ficariam juntas. Para que fique com espaço ou um traço, é só inserir estes caracteres entre ponto e vírgula para separar os nomes, por exemplo =CONCATENAR(A2; “-“;B2).  

Como concatenar no Excel - Fórmula de concatenação

=ARRED.PARA.BAIXO ou =ARRED.PARA.CIMA 

Quando for necessário arrendondar valores de forma automática, você pode usar esta função para fazer isso tanto para um valor maior como para um valor menor. Se você usar =ARRED.PARA.CIMA, vai arrendondar um número para mais, distanciando-se do zero. Já se você usar =ARRED.PARA.BAIXO, pode diminuir o valor até zero. Um caso prático seria para facilitar trocos: =ARREDONDAR.PARA.BAIXO(A2; 0), em que o valor da célula A2 fica para menor. Ou seja, se o valor for R$ 57,08, o resultado é 57,00.

Como arredondar para baixo no Excel

Como arredondar para cima no Excel - Formula Excel

Ordem Alfabética

Esse é um recurso bastante válido na hora de organizar automaticamente várias células que precisam aparecer de forma A-Z ou Z-A. O que você precisa fazer é selecionar o intervalo que queira ordenar e procurar o botão “Classificar e Filtrar”, na barra superior de comandos que aparece no Excel.

Você verá as opções “Classificar do Menor para o Maior” ou “do Maior para o Menor”. Essa possibilidade só apareceu a partir do Excel 2007, então, se não encontrá-la, atualize o pacote Microsoft para contar com as ferramentas mais atuais. O recurso é ideal para organizar listas de nomes de pessoas como planilhas de participantes de um congresso, por exemplo.

Como ordenar por ordem alfabética no Excel

Por ser um programa muito comum no mercado de trabalho, você pode ser avaliado sobre seus conhecimentos quando for fazer um teste de Excel para entrevista de emprego. É exatamente por isso que ter conhecimentos avançados desse software da Microsoft pode significar uma vantagem para você na hora de ser avaliado.

Quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Então acesse nosso site e confira o curso de Excel da SOS ou cadastre-se e ganhe aulas experimentais de Excel para saber mais. Venha para a SOS, o seu caminho de sucesso para o mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Fórmulas de Excel em testes de entrevista de emprego
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu