BLOG

Dicas para deixar as tabelas do Excel mais apresentáveis

Dicas para deixar as tabelas do Excel mais apresentáveis
16 de dezembro de 2019 • 12h24 • atualizada 16 de dezembro de 2019

Montar uma planilha no Excel pode parecer uma tarefa fácil, mas será que o conteúdo que você insere é realmente compreendido pelas pessoas? Muitas vezes exageramos nas cores e na escolha do tipo ou estilo da fonte, fatores que podem prejudicar a qualidade do seu trabalho. Neste texto, vamos mostrar algumas dicas para você deixar sua planilha do Excel mais apresentável.

Cuidado com as cores

As cores têm papel muito importante no momento em que você expõe sua tabela para uma pessoa, seja numa apresentação, seja num relatório, pois dá maior clareza e fluência na leitura e interpretação dos dados. Por isso, pense bem na escolha das cores da fonte e da tabela para não gerar dificuldades na leitura.

Diferencie apenas o cabeçalho, usando uma cor diferente do restante da sua planilha. Essa ação facilita a visualização e a distinção do que está contido nela.

Remova as linhas de grade

Quando se monta uma planilha, é comum pensar que as divisões entre as linhas e colunas já presentes nela são essenciais para não gerar confusão no momento de analisar o material. Porém, a presença dessas linhas polui a sua tabela e gera um desconforto visual, dando a impressão de que há muita informação para ser assimilada. Após terminar sua tabela, remova-as.

Escolha uma boa fonte

A escolha do tipo de fonte também precisa ser analisada com cuidado. É indicado o uso de, no máximo, dois tipos distintos de fontes para diferenciar o cabeçalho do texto de conteúdo. O estilo da letra não pode ser muito rebuscado, para que o leitor não tenha dificuldades para entender o que está escrito.

Ajuste as colunas

Para evitar que as informações fiquem todas juntas e causem dificuldade na interpretação do conteúdo, defina uma largura adequada para as colunas, de modo que as informações de uma coluna e outra não fiquem muito próximas. Isso gera uma sensação de limpeza no material.

Não abuse do texto

As planilhas precisam ser objetivas e diretas, pois servem para ilustrar algo que, provavelmente, será explicado com mais detalhes ou apresentado, portanto não escreva informações demais. Ser conciso nessa hora é fundamental! Além disso, cuidado com o tamanho da sua planilha, pois as muito extensas tendem a ser cansativas e pouco objetivas.

Aposte em apresentações variadas

Você pode resolver inovar no layout e deixar de lado o estilo padrão de planilhas. Explore o Excel e conheça novas maneiras de dispor o conteúdo que você criou. A plataforma apresenta formas variadas de exposição em forma de gráficos, que podem tornar as planilhas mais dinâmicas e ainda facilitar a visualização dos dados.

Agora que você já sabe o que precisa ser analisado para criar uma planilha limpa e apresentável, que tal conferir outras dicas sobre o Excel no nosso blog?

Como criar gráficos no Excel

Como calcular porcentagem no Excel

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Dicas para deixar as tabelas do Excel mais apresentáveis
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu