BLOG

Como usar a função Transpor no Excel

Como usar a função Transpor no Excel
16 de janeiro de 2019 • 11h21 • atualizada 16 de janeiro de 2019

Entre as principais ferramentas do mundo corporativo, o Excel é um programa voltado à construção e edição de planilhas diversas, reunindo uma série de fórmulas e funcionalidades interessantes para o dia a dia profissional. No entanto, há uma série de truques que podem tornar nossa experiência no software ainda mais simples e intuitiva. Um exemplo é a função Transpor, responsável por reorganizar dados dispostos em colunas e linhas de uma determinada tabela, alternando-os com um único comando de uma coluna para uma linha, ou vice-versa. Confira como utilizar essa função em nosso tutorial.

Escolha suas células em branco

Inicialmente, certifique-se de que sua tabela está completa e tem toda as informações corretamente alocadas em suas células. Neste exemplo, usaremos uma tabela com duas colunas e nove linhas e iremos transpô-la para uma tabela com nove colunas e duas linhas.

É muito importante saber quantas células a sua tabela original tem pois, para alternar sua direção devemos selecionar o mesmo número de células, mas em outra direção. Acompanhe.

Vale ressaltar que, ao selecionar as novas células, você também irá definir o local para o qual sua nova tabela irá na planilha.

Insira a fórmula

Com as células ainda selecionadas, insira a fórmula para transpor as células.

Como exemplo, usamos a fórmula =TRANSPOR(A1:B9). Perceba que, nessa situação, a parte final do código corresponde às células que marcam o início e o fim da nossa tabela original - por isso, é necessário adaptar estes valores na fórmula para atender as necessidades da sua tabela.

Por fim, quando terminar de digitar a fórmula, pressione Ctrl + Shift + Enter. Pronto! Os dados serão automaticamente transpostos pelo programa.

Uma dica interessante é, caso você prefira não digitar o intervalo da sua tabela original, usar o mouse e selecioná-la manualmente após digitar =TRANSPOR.

Agora que você já aprendeu sobre uma nova ferramenta para aprimorar ainda mais seus conhecimentos de Excel, aproveite a visita ao nosso blog e confira também como criar um Macro no editor de planilhas da Microsoft e como utilizar filtros avançados no programa!

Venha para a SOS!

Confie em quem entende de tecnologia! Transforme a sua paixão em carreira com a S.O.S.! Aqui você encontra os melhores cursos e fica preparado para os desafios do mercado de trabalho. Cadastre-se no nosso site e receba um desconto especial na matrícula.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como usar a função Transpor no Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu