BLOG

Como usar a função PROCV no Excel

Como usar a função PROCV no Excel
03 de agosto de 2017 • 11h46 • atualizada 03 de agosto de 2017

Você já ouviu falar na fórmula PROCV do Excel? Ela se popularizou por ser uma ferramenta muito útil na busca por informações em planilhas. Se você quer aprender a agilizar seu trabalho com essa função, confira este tutorial que a SOS preparou!

Para que serve a função PROCV

Antes de aprender a utilizar a fórmula, é importante entender para que ela serve e quando ela pode ser usada. Basicamente, a PROCV é uma função utilizada para fazer pesquisas em listas ou tabelas. Ela existe para facilitar a busca por informações, especialmente em conteúdos muito extensos. Ela deve ser usada sempre que desejar encontrar dados a partir de uma informação chave.

Entendendo a função PROCV

Para usar a função PROCV, é necessário informar alguns parâmetros: três obrigatórios e um opcional. Uma informação importante sobre essa fórmula é que ela não considera as colunas com os títulos “A, B, C...”. Ela entende que a primeira coluna com informações da esquerda para a direita é a “número 1”, e aí por diante. Conheça os parâmetros:

Obrigatórios

valor_procurado: é o que você deseja procurar. Deve ser a informação que está na coluna “número 1”.

matriz_tabela: esse é o intervalo de células entre todas as informações da tabela ou lista.

núm_índice_coluna: esse é o número da coluna em que você quer encontrar a informação.

Opcional

intervalo_procurado: esse parâmetro deve ser usado quando você estiver buscando uma correspondência exata (nesse caso, use “FALSO”) ou aproximada (use “VERDADEIRO”)

A fórmula deve ser inserida da seguinte forma:

1) Como essa função tem o objetivo de buscar informações em listas ou tabelas, o primeiro passo é inserir todas as informações em um documento. A primeira coluna deve conter a sua base de pesquisa. Nesse exemplo, a partir de “matrícula”, encontraremos informações de “ano”, “curso” e “turma”.

Com as informações inseridas, vamos definir as células de pesquisa. Insira os títulos do que deseja buscar e do que deseja encontrar. Nesse caso, vamos buscar “matrícula” para encontrar o “curso”.

Insira ao lado de “curso” a fórmula, de acordo com os parâmetros. Após digitar a fórmula, aperte “Enter”:

=PROCV(G2;A2:D30;3;FALSO)

G2 - é o valor_procurado. Nesse caso, o número da matrícula.

A2:D30 - é a matriz_tabela, que vai da célula A2 até a D30 nesse exemplo.

3 - é o número da coluna de “curso” (sendo matrícula 1, ano 2, curso 3 e turma 4).

FALSO – já que queremos encontrar uma informação que corresponda exatamente ao número da matrícula.

Com isso, sua função estará pronta. Entretanto, você notará que ela apresentará o erro “#N/D”. Isso acontece porque o parâmetro “valor_procurado”, que nesse caso é o número da matrícula, ainda não foi inserido.

Para utilizá-la, digite o número da matrícula e aperte “Enter”. O resultado aparecerá na frente de “curso”. Nesse exemplo, a matrícula “4522” é referente ao curso de “Especialização”.

Embora no primeiro momento essa fórmula possa parecer complexa, você pode ver que aplicá-la é muito simples. Quer aprender mais funcionalidades do Excel? Acompanhe nosso blog.

Venha para a SOS!

Esteja cada vez mais capacitado para o mercado de trabalho. Faça os cursos da SOS e trilhe uma carreira de sucesso na área que você escolher.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como usar a função PROCV no Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu