BLOG

Como usar a função CONT.SE no Excel

Como usar a função CONT.SE no Excel
13 de junho de 2017 • 17h46 • atualizada 13 de junho de 2017

O Excel disponibiliza diversas funções para facilitar suas buscas em planilhas com muita informação. Uma dessas funções é a “CONT.SE”. Ela funciona como uma base de busca de dados que contenham uma determinada informação, apontada pelo usuário na fórmula. Confira o passo a passo da SOS e veja como utilizá-la corretamente.

Usando a função CONT.SE

Para esse exemplo, apresentaremos uma relação de 40 entrevistados de uma pesquisa. Entre os nomes estão homens e mulheres com idades entre 18 e 50 anos. Veja que as informações foram divididas em colunas: entrevistado, sexo e idade.

Utilizando a função CONT.SE poderemos descobrir quantos entrevistados eram do sexo masculino e feminino.

Passo 1 - Para fazer isso, insira em colunas ao lado os títulos que deseja identificar. Nesse caso, “Sexo masculino” (F2) e “Sexo feminino” (F3).

Passo 2 - Nas células G2 e G3, iremos inserir as funções. Como toda fórmula, ela deve iniciar com o sinal de igual (=). Insira-o e comece a digitar “CONT.SE”. Você verá que o próprio Excel oferece as fórmulas de acordo com o que foi digitado, além de explicar qual a função.

Passo 3 - Clique duas vezes sobre a função. O Excel irá inserí-la automaticamente e apontar quais informações devem ser inseridas.

Passo 4 - O “intervalo” corresponde a todo o conteúdo da coluna em que está a informação que você busca. Neste caso, o sexo do entrevistado. Portanto, selecione todas as células dessa coluna.

Passo 5 - Selecionadas as células, insira um ponto e vírgula (;) para ir para o próximo argumento da fórmula, “critérios”. O critério representa a informação que você quer saber. Nesse caso, queremos saber quantos entrevistados são do sexo masculino. Para isso, abra aspas (“), digite a letra M e feche aspas (”). Feche parênteses e clique em “Enter” para ativar a fórmula.

Feito isso, o resultado é: 18 entrevistados são do sexo masculino.

Agora repita o processo até o “Passo 4” para descobrir o sexo feminino. Mas agora insira entre aspas a informação que deve ser contada, ou seja, “F”. Feche parênteses e clique em “Enter”.

Pronto. Agora você sabe que, dos 40 entrevistados, 18 eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Vamos apresentar um outro exemplo, agora para identificar a faixa etária dos participantes.

Passo 6 - Insira os títulos do que será buscado: pessoas com “mais de 30 anos” (F5) e com “menos de 29 anos” (F6).

Passo 7 - Insira a fórmula, colocando em “intervalo” as células na coluna idade.

Passo 8 – Como critério para descobrir quantas pessoas têm 30 anos ou mais, você deve inserir: abre aspas (“), símbolo de maior (>), símbolo de igual (=), 30 e fecha aspas (”). Feche parênteses e clique em “Enter”.

Com isso, saberemos que 12 entrevistados tinham 30 anos ou mais.

Repita a operação para inserir a quantidade de pessoas com “Menos de 30 anos”. Para isso, modifique a fórmula para: abre aspas (“), símbolo de menor (<), 30 e fecha aspas (”). Feche parênteses e clique em “Enter”.

Ao final saberemos que, dos 40 entrevistados:

  • 18 são do sexo masculino
  • 22 são do sexo feminino
  • 12 têm 30 anos ou mais
  • 28 têm menos de 30 anos

Você pode usar a função CONT.SE sempre que desejar filtrar informações e agilizar buscas em suas listas e tabelas. Quer saber mais? Fique ligado com as dicas da SOS!

Venha para a SOS!

Quer aprender ainda mais sobre Excel e até mesmo garantir um certificado Microsoft Office Specialist? Conheça o curso de Excel avançado da SOS e esteja ainda mais preparado para o mercado de trabalho!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como usar a função CONT.SE no Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu