NOTÍCIAS

Como saber o seu nível no Excel?

Como saber o seu nível no Excel?
22 de novembro de 2018 • 17h12 • atualizada 22 de novembro de 2018

O nível de Excel cobrado nos processos seletivos varia de acordo com as necessidades da vaga em questão e da empresa. É difícil mensurar o nível de conhecimento desse programa, pois são mais de 400 funções que podem ser utilizadas. Para você, que tem dúvidas sobre que nível deve colocar no currículo, fizemos este post para ajudar. Veja:

Básico

O nível básico é aquele que, principalmente, consegue elaborar e estruturar bem uma planilha. A formatação das planilhas é um critério essencial para quem precisa lidar com esse tipo de ferramenta, pois sem uma boa organização, dificilmente as informações necessárias serão transmitidas para um entendimento correto. Além disso, as operações matemáticas básicas, como soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e porcentagem também são avaliadas como nível básico.

Outras noções essenciais, como mesclar células, mover planilhas e inserir gráficos também se enquadram nesse nível de conhecimento de Excel.

Intermediário

Apesar de o nível avançado ser de extrema importância, as noções mais requeridas nos processos seletivos iniciam-se no nível intermediário. É a partir desse nível que as empresas começam a ter maior interesse nas habilidades dos possíveis novos funcionários. Algumas das funções que representam esse nível de conhecimento são: fórmulas lógicas, como S.E, E e FALSO, tabela dinâmica, fórmulas de texto, PROC.V e congelar painéis.

Avançado

Diferentemente do que muita gente pensa, ter um nível avançado em Excel não significa necessariamente dominar todas as 400 funções existentes no programa. Ter um nível avançado de conhecimento significa, acima de tudo, saber empregar as melhores funções para otimização do tempo e análise de dados, e ainda se não souber utilizar determinada ferramenta, conseguir aprender por meio de plataformas de ajuda.

Algumas das funções reconhecidas como de nível avançado são: formatação condicional, fórmulas matemáticas, financeiras ou de engenharia, gravar e editar macros, validação de dados, ferramentas de análise, entre outras.

Por que é importante aprender Excel?

Muito se fala sobre as oportunidades perdidas e a necessidade de aprender Excel atualmente, mas muitas vezes é difícil de fato entender os motivos que o tornam tão importante. O principal ponto que precisa ser abordado é a otimização de tempo que essa ferramenta proporciona. É possível realizar diversas ações que normalmente demorariam horas em poucos minutos.. Além disso, é um programa extremamente versátil, pois suas mais de 400 funções permitem que diversas tarefas sejam realizadas de forma fácil e rápida.

Os motivos para dominar o Excel são inúmeros, mas dois que são extremamente válidos são a diferenciação no mercado de trabalho e o reconhecimento mundial do software.

Quer saber como ir do básico ao avançado no Excel? A S.O.S pode te ajudar! Como você já sabe, esse programa é essencial não só para quem almeja uma boa posição profissional, mas também como auxílio para diversas ocasiões na vida pessoal. Apesar da fama de difícil, o utilizar essa ferramenta não é complicado; depende apenas do suporte que há por trás do aprendizado.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

As 15 fórmulas mais importantes do Excel

5 funções do Excel que podem ser exigidas no seu processo seletivo

15 atalhos para ser mais ágil no Excel

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como saber o seu nível no Excel?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu