BLOG

6 funções executadas por drones que você nem imagina

6 funções executadas por drones que você nem imagina
06 de fevereiro de 2020 • 09h18 • atualizada 06 de fevereiro de 2020

Os drones estão cada vez mais populares no mercado. Entre as diversas opções de tamanho, durabilidade e tecnologia, eles podem desempenhar papéis impressionantes e que auxiliam bastante o trabalho humano. Neste texto, vamos te contar algumas funções dos drones que você nem imagina.

Segurança

Os drones se tornaram grandes aliados das polícias e dos órgãos de segurança, uma vez que eles ajudam a monitorar grandes áreas, podendo, assim, antever incidentes e identificar criminosos e vândalos. Nos estádios de futebol é bastante comum os drones fiscalizarem a chegada e a saída de torcedores.

Resgate

Além do combate à violência, os drones também são utilizados por equipes de resgate em situações de desastres naturais e desmoronamentos. Por serem equipados com câmeras de alta precisão, é possível encontrar vítimas em meio aos escombros, mapear o quanto do território está comprometido e até chegar em áreas de risco que o ser humano não consegue alcançar.

Produções audiovisuais

A indústria do cinema e das produções audiovisuais ganharam novas perspectivas de imagens com a chegada dos drones ao mercado. Com eles, é possível produzir uma série de fotos e vídeos em ângulos diferentes dos habituais, dando mais realidade e detalhes ao produto final.

Agricultura

Nos campos e plantações, os drones ganharam destaque e têm múltiplas funções, como demarcar a área de plantio, fiscalizar o crescimento da safra e identificar possíveis anormalidades no terreno. Modelos mais desenvolvidos ainda são capazes de identificar pragas e pulverizar plantações inteiras.

Pecuária

Até na criação de gado os drones já estão inseridos! Eles estão sendo usados para tocar a boiada, ou seja, deslocar os animais de um lugar para outro, sem a necessidade da mão de obra humana. Além disso, os drones equipados com câmeras conseguem ajudar na busca por animais perdidos e na contagem do rebanho.

Fazer entregas

Empresas de entregas de mercadorias e de alimentos estudam a possibilidade de utilizar os drones para realizar as entregas. Pode parecer estranho imaginar estar andando na rua e caixas começarem a voar sobre a sua cabeça, não é mesmo? Por isso, grandes empresas ainda estão em fase de testes. Porém, os estudos apontam que o uso dos drones diminuirá o tempo estimado para as entregas.

EXTRA

Legislação no Brasil

Existem muitas discussões a respeito da legalização do uso dos drones para fins de lazer e comerciais, isso porque eles devem seguir as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Algumas das recomendações são:

- Não voar a mais de 30 metros de altura para não atrapalhar o plano de voo de helicópteros e de aviões;

- Não sobrevoar áreas como aeroportos, presídios, delegacias e quartéis;

- Não sobrevoar as pessoas sem a autorização prévia delas;

- Voar apenas durante o dia;

- Manter uma distância segura de postes de telefonia, de energia e de fiação elétrica;

- Ter o aparelho homologado pela ANAC;

- O piloto do drone deve ter autorização concedida pela ANAC para controlá-lo;

- O condutor deve manter o drone no seu campo de visão enquanto ele está no ar.

Os drones são muito úteis em diversas áreas e estão ganhando cada vez mais adeptos, porém é necessário estar dentro da legislação brasileira para evitar acidentes. 

Se você gostou deste texto, confira outros conteúdos que estão em nosso blog.

Tecnologia: novidades do setor para 2020

5 dicas de segurança que os usuários do Windows 10 precisam conhecer

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
6 funções executadas por drones que você nem imagina
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu