BLOG

5 truques que todo fera em Excel precisa saber

5 truques que todo fera em Excel precisa saber
17 de maio de 2019 • 14h24 • atualizada 17 de maio de 2019

O Excel é um software muito completo que pode te ajudar com uma série de trabalhos no dia a dia. Para otimizar o tempo e usar os recursos com mais facilidade, você pode aprender alguns truques que simplificam alguns processos. Confira 5 deles!

Preencher uma coluna

Uma dica bem simples - mas que economiza um bom tempo - vai te ajudar a preencher uma coluna com muito mais rapidez. Imagine que você precisa inserir todos os dias do mês. Digitar um por um não dá, né? Para economizar trabalho, primeiro selecione a célula. Depois, é só posicionar o cursor sobre o quadradinho do canto inferior direito, mostrado na imagem:

Agora é só arrastar para baixo para preencher todas as colunas na ordem correta:

Converter grandezas e medidas

O Excel possui um comando que te ajuda a converter grandezas e medidas - como mililitros em litros. Isso vai te ajudar a não perder tempo pesquisando no Google ou em outro conversor. Para tal, primeiro digite a função =CONVERTER seguida do número da coluna a ser convertida, como no exemplo abaixo:

Escolha a opção de medida. Para os exemplos, usaremos metros. Veja:

Como indica o quadro, agora você escolhe em qual unidade irá converter os “metros”. Para o exemplo, nós escolhemos polegadas, com a sigla “in”. Veja:

Pronto, agora você já tem o valor convertido:

Contabilizar dias trabalhados

Há uma dica que pode ajudar bastante na hora de contabilizar os dias trabalhados. Primeiro, crie uma coluna com as datas do intervalo de tempo de trabalho. Digite a fórmula =DIATRABALHOTOTAL, com as células correspondentes entre parênteses. Veja:

Pois bem, agora é preciso contar os feriados que ocorreram entre as datas. Para tal, crie uma coluna com esses dias e depois adicione esse intervalo à fórmula. Veja:

Agora é só finalizar a fórmula e você tem o valor de dias trabalhados já sem os feriados!

Personalizar o menu de atalhos

Na parte superior da sua tela, há um monte de atalhos. Pode ser que você não use a maioria deles e queira configurar o seu próprio menu. Para isso, acesse “Arquivo” no canto superior esquerdo e selecione “Opções”. Veja:

Agora selecione a opção “Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”. A partir daí você pode configurar à sua maneira, tanto para o documento atual quanto para criar um padrão!

Transpor os dados

No dia a dia de trabalho com o Excel, pode ser que você precise colocar as colunas no lugar das linhas, ou vice-versa. Para não ter que copiar manualmente, primeiro copie a tabela que você quer transpor. Selecione uma parte em branco do documento e faça o seguinte caminho: Página Inicial → Colar → Transpor. Veja:

Agora veja a tabela transposta à direita:

Quer mais dicas para mandar bem no Excel? Então continue pelo nosso blog!

As 15 fórmulas mais importantes do Excel

Como criar uma planilha de metas no Excel

Como criar um macro no Excel

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
5 truques que todo fera em Excel precisa saber
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu