BLOG

Dia Mundial do Rádio: como foi a sua evolução tecnológica?

Dia Mundial do Rádio: como foi a sua evolução tecnológica?
13 de fevereiro de 2020 • 09h07 • atualizada 13 de fevereiro de 2020

Você sabia que no dia 13 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Rádio? A data foi estipulada pela Unesco, órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), em 2011 para homenagear o rádio e reconhecer toda a importância que ele tem para a história do mundo. Com tantos anos de existência, o rádio precisou se modernizar, e neste texto vamos te contar como foi essa evolução tecnológica. Confira.

Surgimento do rádio

Os relatos mais antigos de que se tem conhecimento a respeito da invenção do rádio são de 1886, quando o italiano Guglielmo Marconi avançou nos estudos iniciados por James Maxwell e Heinrich Hertz sobre as ondas de rádio e a transmissão de informações, dando origem ao telégrafo sem fio. Esse aparelho é o precursor do rádio, mas as mensagens eram limitadas a códigos e ele era muito utilizado por tripulantes de navios para enviar informações para quem estava em terra firme.

A primeira transmissão de voz, nos moldes que conhecemos hoje, foi feita em 1906, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

O rádio e a Primeira Guerra Mundial

Em 1917, o mundo entrou em guerra e o rádio assumiu um papel de grande importância durante o período. As nações investiram na utilização do rádio para transmitir notícias sobre os bombardeios para suas populações. Uma tática adotada pelos exércitos foi a de destruir as antenas e os transmissores de ondas de rádio nos locais de ataque, para evitar que dessem notícias sobre a guerra e causassem pânico nos moradores.

E no Brasil?

A primeira transmissão radiofônica no Brasil foi feita no dia 7 de setembro de 1922, ano do centenário da independência nacional. O então presidente, Epitácio Pessoa, fez um discurso para celebrar a data. Um ano mais tarde, Roquette-Pinto inaugurou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por esse feito, ele é considerado o patrono do rádio no Brasil.

Popularização do rádio no Brasil

A partir do final da década de 20, o rádio se tornou popular no país devido ao preço, que havia diminuído, e às emissoras que foram criadas. Com isso, muitas famílias passaram a se reunir para ouvir aos jornais, programas e radionovelas que faziam parte da programação das emissoras mais conhecidas.

Rádio em diversos lugares

Nos anos 50, os televisores surgiram para concorrer com os rádios pela audiência. A novidade de um aparelho que transmitia imagem e som fez muitas pessoas acreditarem que os dias do rádio estavam contados, mas não foi isso que aconteceu. 

Por precisar de uma estrutura muito mais barata e simples, as rádios continuaram em alta e foram se adaptando à necessidade dos consumidores. Os aparelhos foram ficando cada vez menores e mais portáteis, dando a possibilidade de serem levados para diversos lugares.

Com o passar dos anos, a relação entre homem e o rádio se tornou mais forte e, com o avanço da tecnologia, os carros passaram a ter os aparelhos acoplados, acompanhando os motoristas durante todo o tempo dentro dos veículos.

O rádio e a internet

Mais uma vez, as apostas sobre o fim do rádio foram feitas quando a internet se popularizou. O que tem acontecido, no entanto, é uma integração de mídias, o que mantém o rádio ainda forte no mercado. As emissoras utilizam as redes sociais para manter o contato direto com seus ouvintes, que interagem com os locutores. Nos sites oficiais, é possível encontrar gravações de programas e jornais, que ficam armazenadas e permitem que o ouvinte os ouça novamente, além de possibilitar ouvir a programação ao vivo pelo computador ou pelo celular.

Vimos que o rádio tem grande importância mundialmente e que a sua capacidade de se renovar possibilita que ele atinja um público que a televisão e a internet muitas vezes não consegue, por isso ainda é fundamental e tão utilizado.

Agora que conheceu mais sobre a história do rádio e as suas evoluções tecnológicas, você acha que um dia o rádio vai acabar? Dê a sua opinião aqui embaixo. Se quiser ler mais conteúdo, acesse o nosso blog!

Facebook: a evolução dessa rede social desde a sua criação

Como criar uma startup de sucesso?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Dia Mundial do Rádio: como foi a sua evolução tecnológica?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu